ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Prefeita diz que não tem dinheiro para reajuste e professores avaliam greve

Educadores fazem assembleia nesta manhã na sede da prefeitura

Helio de Freitas, de Dourados | 21/06/2017 09:52
Professores reunidos em frente à prefeitura, onde vão decidir sobre proposta de paralisação (Foto: Gracindo Ramos/Divulgação)
Professores reunidos em frente à prefeitura, onde vão decidir sobre proposta de paralisação (Foto: Gracindo Ramos/Divulgação)

Educadores de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, estão reunidos nesta manhã para decidir sobre uma paralisação de alerta à prefeitura por falta de reajuste salarial.

A assembleia organizada pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) ocorre em frente ao Centro Administrativo Municipal, onde fica o gabinete da prefeita Délia Razuk (PR).

Gleice Jane Barbosa, presidente do Simted, disse ao Campo Grande News que inicialmente a assembleia de hoje vai decidir sobre uma paralisação de um dia, mas uma greve por tempo indeterminada não está descartada.

Representantes dos educadores se reuniram ontem com a prefeita e secretários municipais, mas não houve avanço nas negociações. “A prefeita falou que não tem dinheiro e não apresentou nenhuma proposta para o reajuste”, afirmou a sindicalista.

Sem dinheiro – Segundo Gleice Barbosa, Délia e sua equipe apresentaram um relatório das contas para comprovar que o município está sem caixa para pagar a reposição dos salários. Em maio, a prefeita anunciou um arrocho nos gastos e através de decreto suspendeu o reajuste dos servidores.

“Eles falam que a prefeitura não tem dinheiro, mas não responderam à nossa solicitação de informações sobre as despesas da administração”, afirmou Gleice Barbosa.

Só com funcionários comissionados, contratados para cargos de confiança nos gabinetes da prefeita e dos secretários, o gasto anual será de R$ 7,2 milhões.

Cargos de confiança – Os servidores efetivos também reclamam que a atual administração contratou 640 comissionados e fez uma reforma administrativa para aumentar o salário de seis cargos de confiança, com gasto de R$ 1,5 milhão em quatro anos só com esses assessores.

Segundo o Simted, os professores reivindicam 7,64% de reajuste para o piso salarial, mesmo índice aplicado em nível nacional. Gleice disse que a lei municipal do piso para o magistério determina que a reposição siga o índice nacional.

Já os administrativos reivindicam uma política salarial pautada no índice indicador do magistério. “Os administrativos da educação estão sem reajuste desde 2014 e também lutam para recuperar as perdas da inflação”.

Nos siga no Google Notícias