ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Prefeito eleito defende consórcio regional para comprar vacina da covid

Até agora, prefeita que deixa cargo em 3 semanas não se manifestou sobre o assunto

Helio de Freitas, de Dourados | 11/12/2020 11:44
Alan Guedes assume prefeitura no dia 1º de janeiro (Foto: Divulgação)
Alan Guedes assume prefeitura no dia 1º de janeiro (Foto: Divulgação)

O prefeito eleito de Dourados Alan Guedes (PP) vai propor a municípios da região a formação de consórcio para comprar doses da vacina contra a covid-19. Segundo ele, o objetivo é preparar um plano de vacinação para ser adotado em conjunto entre as 33 cidades que formam a macrorregião de Dourados.

Até agora, a atual mandatária da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Délia Razuk (sem partido), que deixa o cargo em três semanas, não se manifestou sobre as providências que estão sendo adotadas para garantir a vacina.

Cidade localizada a 233 km de Campo Grande, Dourados está no mapa vermelho do novo coronavírus com 852 novos casos só nesta semana – foram 161 testes positivos nas últimas 24 horas.

Com mais um óbito, de morador que estava internado em Naviraí, o município chegou a 132 mortes em decorrência do novo coronavírus e tem hoje 61 pessoas internadas – 31 em enfermaria e 30 em leitos de UTI.

“Informamos ao Alexandre Mantovani sobre nossa intenção de conversar com o Instituto Butantã e ele deu aval”, afirmou Alan Guedes ao Campo Grande News. Assessor especial do gabinete, Mantovani é o representante de Délia Razuk na equipe de transição.

“Temos condições de fazer a aquisição das primeiras doses e vou buscar parceria com os municípios. Se a gente conseguir estabelecer um consórcio fica mais fácil negociar a compra da vacina e iniciar o quanto antes a vacinação”, disse o prefeito eleito.

Os planos de Alan Guedes, no entanto, podem esbarrar na grave crise financeira que atinge o município de Dourados. Nesta semana, a prefeitura foi alvo de dois protestos de funcionários da saúde da linha de frente da pandemia. Eles cobravam o pagamento de salários de novembro.

A fundação municipal de saúde que administra o Hospital da Vida e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) acumula dívida de R$ 35 milhões e a prefeitura teve de desativar leitos de UTI para economizar após redução do contágio verificada até novembro.

As equipes da atual prefeita e do prefeito eleito já encerraram as reuniões para transição no comando do município. Ainda não há detalhes sobre a realidade atual da prefeitura. O relatório deve ser divulgado no dia 20, aniversário de 85 anos de Dourados.

Nos siga no Google Notícias