ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Prefeitura começa mutirão contra dengue e chikungunya na segunda-feira

Caroline Maldonado | 20/02/2015 09:46
Agentes de saúde e militares do Exército passarão nas casas recolhendo material que acumula água e lixo orgânico (Foto: Diário Corumbaense)
Agentes de saúde e militares do Exército passarão nas casas recolhendo material que acumula água e lixo orgânico (Foto: Diário Corumbaense)

Agentes de saúde e militares do Exército visitarão moradores de Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, a partir de segunda-feira (23), para recolher materiais que podem acumular água e conscientizar a população sobre as formas de combate a dengue e a febre chikungunya. No dia 21 de janeiro, uma menina de 12 anos morreu vítima da dengue, no município. Esse foi o primeiro caso de morte pela doença em 2015.

Durante a ação, que começará pelo bairro Universitário, materiais orgânicos também serão recolhidos, pois são atrativos para o mosquito que transmite a leishmaniose. O fim do mutirão está previsto para junho.

Programação - Conforme o jornal Diário Corumbaense, os trabalhos vão começar na área próxima a escola Municipal Delcídio do Amaral, nas ruas Mato Grosso, Albuquerque, avenida Rio Branco, rua Arabutã, Comandante Wanderley e rua Mato Grosso. Nos dias 26 e 27, as equipes estarão na rua Batista das Neves com Manuel Pereira, na continuidade do Comandante Wanderley e na Afonso Pena.

Entre os dias 2 e 6 de março, os agentes atenderão o bairro Maria Leite. De 9 a 12, estarão no bairro Centro América receber a mega ação. O Cristo Redentor será atendido de 13 a 20 do próximo mês. Nos bairros Cravo I, II e III a ação será entre 23 e 25 de março. Na Popular Velha acontece de 26 a 30 do mesmo mês. De 31 de março a 6 de abril, os trabalhos estarão concentrados no Popular Velha.

O bairro Nossa Senhora de Fátima recebe os agentes e militares nos dias 7, 8 e 9. O Aeroporto será contemplado entre 10 e 20 de abril. Os bairros atendidos em seguida são Dom Bosco, Generoso, Cervejaria, Popular Nova, Jardim dos Estados, Guarany, Nova Corumbá, Guatós e Centro.

Dengue - A menina que morreu com dengue deu entrada com suspeita de meningite e o óbito foi inicialmente apurado como tendo sido causado por essa doença. No entanto, exame de sangue deu positivo para a dengue. Entre 1º e sete de fevereiro, Mato Grosso do Sul teve 2.370 novos casos notificados de dengue, conforme relatório da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul). Corumbá agora está entre os município com baixa incidência de casos suspeitos. O primeiro da lista é Selvíria, seguido de Iguatemi e Itaquiraí.

Chikungunya – Entre os dias 1º e sete de fevereiro, o Estado notificou 67 casos suspeitos da doença. Desses, um foi confirmado, dez foram descartados e 56 aguardam o resultado de exame. O caso confirmado é de um paciente de Campo Grande. Na Capital, foram 44 notificações, apenas nove suspeitas foram descartadas e 34 pessoas aguradam resultado de exame.

Nos siga no Google Notícias