ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Prefeitura de Corumbá pesquisa potencial de bairros para ajudar empresários

Luciana Brazil | 09/07/2014 14:55
Estudo mostra que bairro mais populoso é o Cristo Redentor.
Estudo mostra que bairro mais populoso é o Cristo Redentor.

Com o objetivo de dar um norte aos empresários que querem investir na cidade, a Prefeitura de Corumbá divulgou um estudo sobre a distribuição da população nos bairros da cidade, que tem quase 100 mil habitantes. A pesquisa, realizada pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, mostra que a maior parte da população corumbaense está concentrada na região central. Lá, vivem mais de 18 mil habitantes, de acordo com o último dado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa revela o potencial econômico de cada bairro, já que mostra informações específicas sobre as localidades.

O Bairro Cristo Redentor é o mais populoso, com 10,1 mil pessoas. O Nova Corumbá, segundo a avaliação, tem 7,9 mil, a Popular Velha tem 6,9 mil moradores e no Bairro Aeroporto vivem 5,5 mil habitantes.

Jardim dos Estados (4,7 mil), Centro América (4,4 mil), Dom Bosco (4,2 mil), Universitário (4,1 mil) e Maria Leite (4 mil) completam os 10 bairros mais populosos, a maioria localizada na parte alta da cidade. Esses lugares representam 68,12% de toda a população corumbaense.

O estudo mostra ainda que grande parte dos moradores do centro é adulta, e o bairro com maior número de crianças, proporcionalmente, é o Cristo Redentor. Em segundo lugar se destacou a Cervejaria, com 23,5% de crianças.

Os idosos dominam o bairro Arthur Marinho, com 35% de participação. No Nossa Senhora de Fátima, a população da melhor idade representam 32,5% dos moradores do bairro. Em números absolutos, centro, Cristo Redentor e Nova Corumbá são os que mais idosos.

Para o secretário de Indústria e Comércio de Corumbá, Pedro Paulo Marinho de Barros, a definição do público-alvo é o ponto inicial para o planejamento de um novo negócio, “seja ele pequeno, médio ou grande empreendimento comercial”.

O secretário ainda afirmou que é preciso identificar mais profundamente as características da população de onde se pretende investir.

“Para identificar a quem você quer vender o seu produto ou serviço, não basta descrever as características de sua clientela, é preciso também identificar em que fase está”, diz ele.
Porque, segundo ele, clientes da mesma idade e classe social podem estar em estágios de vida diferentes.

“Ou seja, um cliente com 30 anos pode ser casado e com filhos e outro com a mesma idade pode estar em busca de uma namorada. As decisões de compras serão diferentes em cada situação, mesmo participando do mesmo grupo etário e classe social”, explicou.

De acordo com o economista Raul Assef Castelão, a tendência populacional é outro ponto importante a ser avaliado. Para ele, não basta analisar a situação atual, mas verificar os índices de crescimento e as expectativas gerais.

“Os investimentos precisam considerar estes aspectos. O ideal é sempre pesquisar e perguntar para os potencias clientes para descobrir suas necessidades e desejos e quanto está disposto a investir em seu produto e serviço, com isso a possibilidade de errar será muito menor”.

O economista reforça que a pesquisa produzida pela prefeitura fornece informações sobre o perfil dos potenciais clientes em cada bairro. “Além do uso para definição do público-alvo, estes dados podem ser usados para o que o mercado conhece como marketing direcionado. Por exemplo, se uma empresa com produtos para a terceira idade, que, diga-se de passagem, é um nicho promissor da nossa economia, e que tem 30% da população urbana em Corumbá, poderá direcionar campanhas promocionais para os bairros Centro, Cristo Redentor e Nova Corumbá, regiões com maior densidade deste público”, disse.

Nos siga no Google Notícias