A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

18/01/2016 13:05

Prefeitura vai doar terrenos para 12 famílias desabrigadas após alagamento

Caroline Maldonado
Rio subiu e água invadiu casas em três bairros (Foto: News de RV)Rio subiu e água invadiu casas em três bairros (Foto: News de RV)

As chuvas constantes deixaram 12 famílias desabrigadas, que não poderão voltar para suas casas em Rio Verde de Mato Grosso, a 207 quilômetros de Campo Grande. Segundo o prefeito Mario Alberto Kruger (PT), as pessoas que moravam próximo ao Rio Verde ganharão terrenos e ajuda para construir casas, enquanto as moradias antigas serão destruídas para não por em risco outros moradores.

Depois de chuva fraca ontem e tempo aberto hoje (18), o rio baixou. Além disso, os açudes que tinham grande volume de água ameaçando a segurança da população foram esgotados.

“Tínhamos três represas, que o proprietário da fazenda ajudou a sangrar para não dar problema. São açudes que têm 30 anos usados para criação de peixes, mas o fazendeiro foi muito compreensivo e ajudou. Aquilo poderia estourar, aí seria uma catástrofe porque tinham profundidade de 5 metros”, comento.

As famílias desabrigadas são dos bairros Parque de Nova Rio Verde, Figueirinha e Santa Terezinha. Além dessas, outras deixaram as casas e foram para residências de parentes e amigos. Segundo o prefeito, haverá reunião para discutir o que será feito para garantir moradia as famílias, que agora estão em uma escola da cidade, embora a água tenha baixado.

“Vamos ver uma maneira de construir casas em outro local para que eles fiquem fora da área de risco. Temos essa preocupação com ser humano e vamos conseguir pois o povo da cidade é muito solidário e todos querem ajudar”, disse Mario, ao lembrar que a prefeitura não fará festa de Carnaval este ano para evitar gastos. 

Em Coxim, onde casas também foram alagadas, o céu amanheceu limpo hoje e o nível do Rio Taquari já começou a baixar, depois de chegar aos 5,30 metros. Segundo o jornal Edição de Notícias, a régua instalada na Praça da Flutuante que mede o nível da água, está marcando 4,88 metros, o que indica que o rio baixou 42 centímetros desde sábado (16).

Tempo – Hoje (18), o céu deve ficar parcialmente nublado com chuvas em pontos isolados, em Rio Verde. Para amanhã (19), a previsão é de sol entre nuvens e a cidade não terá chuvas, pelo menos, até sexta-feira (22), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No fim da semana, a temperatura fica entre 22°C e 32°C. 

Não haverá chuva hoje em Coxim. Amanhã, a cidade terá céu com muitas nuvens, mas não deve chover até sexta-feira (22), quando a temperatura chega a 25°C. 

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions