ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Prefeitura vai doar terrenos para 12 famílias desabrigadas após alagamento

Caroline Maldonado | 18/01/2016 13:05
Rio subiu e água invadiu casas em três bairros (Foto: News de RV)
Rio subiu e água invadiu casas em três bairros (Foto: News de RV)

As chuvas constantes deixaram 12 famílias desabrigadas, que não poderão voltar para suas casas em Rio Verde de Mato Grosso, a 207 quilômetros de Campo Grande. Segundo o prefeito Mario Alberto Kruger (PT), as pessoas que moravam próximo ao Rio Verde ganharão terrenos e ajuda para construir casas, enquanto as moradias antigas serão destruídas para não por em risco outros moradores.

Depois de chuva fraca ontem e tempo aberto hoje (18), o rio baixou. Além disso, os açudes que tinham grande volume de água ameaçando a segurança da população foram esgotados.

“Tínhamos três represas, que o proprietário da fazenda ajudou a sangrar para não dar problema. São açudes que têm 30 anos usados para criação de peixes, mas o fazendeiro foi muito compreensivo e ajudou. Aquilo poderia estourar, aí seria uma catástrofe porque tinham profundidade de 5 metros”, comento.

As famílias desabrigadas são dos bairros Parque de Nova Rio Verde, Figueirinha e Santa Terezinha. Além dessas, outras deixaram as casas e foram para residências de parentes e amigos. Segundo o prefeito, haverá reunião para discutir o que será feito para garantir moradia as famílias, que agora estão em uma escola da cidade, embora a água tenha baixado.

“Vamos ver uma maneira de construir casas em outro local para que eles fiquem fora da área de risco. Temos essa preocupação com ser humano e vamos conseguir pois o povo da cidade é muito solidário e todos querem ajudar”, disse Mario, ao lembrar que a prefeitura não fará festa de Carnaval este ano para evitar gastos.

Em Coxim, onde casas também foram alagadas, o céu amanheceu limpo hoje e o nível do Rio Taquari já começou a baixar, depois de chegar aos 5,30 metros. Segundo o jornal Edição de Notícias, a régua instalada na Praça da Flutuante que mede o nível da água, está marcando 4,88 metros, o que indica que o rio baixou 42 centímetros desde sábado (16).

Tempo – Hoje (18), o céu deve ficar parcialmente nublado com chuvas em pontos isolados, em Rio Verde. Para amanhã (19), a previsão é de sol entre nuvens e a cidade não terá chuvas, pelo menos, até sexta-feira (22), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No fim da semana, a temperatura fica entre 22°C e 32°C.

Não haverá chuva hoje em Coxim. Amanhã, a cidade terá céu com muitas nuvens, mas não deve chover até sexta-feira (22), quando a temperatura chega a 25°C.

Nos siga no Google Notícias