A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

10/12/2015 13:07

Presidente da Câmara e 2 vereadoras teriam sido presas pelo Gaeco

Campo Grande News apurou que operação começou há seis meses; vereadores são acusados de peculato e falsidade ideológica

Helio de Freitas, de Dourados
Francisco Araújo, o “Tiquinho”, presidente da Câmara de Jateí, chega ao MPE em Fátima, conduzido por agente do Gaeco (Foto: Ribeiro Júnior/Siliganews)Francisco Araújo, o “Tiquinho”, presidente da Câmara de Jateí, chega ao MPE em Fátima, conduzido por agente do Gaeco (Foto: Ribeiro Júnior/Siliganews)

A Operação Polígrafo, desencadeada nesta quinta-feira (10) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) no município de Jateí, a 292 km de Campo Grande, cumpriu três mandados de prisão, dois na cidade e um na Capital.

O Campo Grande News apurou que foram presos o presidente da Câmara, Francisco Alves de Araújo (PDT), o “Tiquinho”, e as vereadoras Rose Monica Duck Ramos (PSL), e Maria Aparecida Neres Leite (PR), mulher do ex-prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite. Ela teria sido presa em Campo Grande. As informações ainda não são oficiais, já que o Gaeco só deve de pronunciar no final do dia.

Policiais e promotores do Gaeco estiveram nesta quinta na Câmara de Vereadores e residências, entre elas a casa de Tiquinho, e saíram com malotes de documentos.

A reportagem apurou ainda que além dos mandados de prisão foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão de celulares, documentos e computadores.

Os vereadores seriam acusados de peculato, falsidade ideológica, falso testemunho e associação criminosa. Entre as acusações contra os políticos estaria a ocupação de dupla função pública, o que é ilegal. Além do mandato no Legislativo, eles teriam cargos na prefeitura.

A operação é conduzida pelo promotor Marcos Roberto Dietz e teria sido deflagrada para investigar a manipulação de informações para proteger as funções duplas dos vereadores.

Três pessoas foram levadas ao Ministério Público em Fátima do Sul para prestar depoimento e outras duas que também terão de ser ouvidas não foram encontradas. Jateí tem quatro mil habitantes, um dos municípios com menor população de Mato Grosso do Sul.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions