ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Professores da UFGD decidem em por fim da greve; Aulas voltam na segunda-feira

Helton Verão | 12/09/2012 20:11
Assembleia aconteceu na tarde de hoje (Foto: Dourados Agora)
Assembleia aconteceu na tarde de hoje (Foto: Dourados Agora)

Após assembleia na tarde desta quarta-feira (12), professores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) decidiram pelo fim greve e as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (17). A paralisação dos professores em Dourados durou 103 dias.

A expectativa é de que calendário do primeiro semestre do ano termine na segunda quinzena de novembro.

A assembleia foi realizada no auditório I da universidade. A maioria dos professores aprovaram o fim da greve. A reposição das aulas será discutida a partir da semana que vem. O primeiro semestre deste ano fechou com apenas 70% das atividades.

Propostas - O governo federal encerrou as negociações com os sindicatos dos docentes e com todas as outras categorias, pois a Lei Orçamentária Anual foi encaminhada ao Congresso Nacional em 31 de agosto. Após o envio, o Congresso Nacional rejeita a inclusão de novos valores para questões salariais.

Na proposta de carreira dos professores das universidades e dos institutos federais, apresentada previamente às entidades representativas dos professores e enviada ao Legislativo, o governo busca a valorização da dedicação exclusiva e da titulação dos docentes.

O aumento prevê o mínimo de 25% e o máximo de 40%, a serem aplicados nos meses de março de 2013 (50%), de 2014 (30%) e de 2015 (20%). Fica assegurado, portanto, reajuste mínimo de 13% a partir de março do próximo ano. Para a concessão do reajuste, o governo liberou, no orçamento, recursos de R$ 4,2 bilhões.

Nos siga no Google Notícias