ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Proprietário da fazenda 3R pode pedir reintegração de posse hoje

Paula Vitorino | 12/05/2011 10:27

Indígenas permanecem no local e situação é estável

Cerca de mil indígenas estão acampados na fazenda 3R. (Foto: João Garrigó)
Cerca de mil indígenas estão acampados na fazenda 3R. (Foto: João Garrigó)

Sem resolução, os cerca de mil índios terenas continuam acampados na Fazenda 3R, na região de Sidrolândia. De acordo com o proprietário rural da área invadida, Roberto Bacha, a situação continua a mesma no local, sem confrontos mas também sem avanços na negociação.

Ele informou que hoje pela manhã terá uma audiência com seu advogado para definir quais providências serão tomadas. O proprietário pode entrar com o pedido de reintegração de posse ainda nesta tarde.

A Polícia Federal informou que aguarda ordens da Justiça Federal para tomar qualquer providência e que ainda não esteve na fazenda. De acordo com a assessoria, os policiais só devem ser acionados após o pedido de reintegração de posse ou em caso de conflitos. A Polícia Militar também não deve ir até o local antes de ser acionada.

Os indígenas invadiram a propriedade na noite de terça-feira (10) para reivindicar que o processo de demarcação de aproximadamente 17 mil hectares, distribuídos em três fazendas na região, seja acelerado.

Os terenas dizem “não suportar mais” a espera pela demarcação, vivendo em uma área homologada de aproximadamente 2 mil hectares em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. Os indígenas são das aldeias Córrego do Meio, Lagoinha e Buriti.

No local, os indígenas afirmam que se os brancos não cumprirem a lei, eles vão fazer do jeito deles. Produtores rurais da região dizem que os indígenas ameaçaram invadir mais fazendas até sexta-feira se não houver a demarcação das terras.

Os índios da aldeia Buriti estão armados com facões, foices e armas artesanais. Eles também têm binóculos para vigiar a estrada que dá acesso a fazenda.

A luta pela demarcação da área como território indígena já dura várias décadas. Todas as etapas desse processo foram favoráveis aos terenas, mas a briga judicial impede a homologação. Em 2009, os índios chegaram a ir a São Paulo cobrar providência da Justiça Federal, mas os processos continuam emperrados.

Na terça-feira os indígenas fizeram reféns o coordenador regional da Funai/MS (Fundação Nacional do Índio), Edson Fagundes e o chefe de Meio Ambiente da Fundação, Ricardo Araújo, mas os liberaram na mesma noite.

Nos siga no Google Notícias