ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

'Queda de braço' faz atendimento na Casa do Trabalhador seguir suspenso

Nyelder Rodrigues e Helio de Freitas, de Dourados | 10/07/2017 20:35
Quando estava aberta, Casa do Trabalhador recebia até 300 pessoas por dia (Foto: Divulgação/Arquivo)
Quando estava aberta, Casa do Trabalhador recebia até 300 pessoas por dia (Foto: Divulgação/Arquivo)

Mais uma "queda de braço" entre prefeitura de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - e Governo do Estado prejudica serviços públicos no segundo município mais populoso de Mato Grosso do Sul. Dessa vez, o problema afeta o atendimento da Casa do Trabalhador, no Centro.

O serviço é prestado pela Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul), mas está suspenso há 10 dias. Em nota enviada pela assessoria da fundação, a justificativa para a situação é descumprimento de um termo de cooperação em que a prefeitura deveria ceder funcionários para a agência, que fica na avenida Weimar Torres.

Sem esses funcionários, não há como o local seguir em atividade. Até junho, antes do fechamento, haviam três servidores cedidos no local. Conforme apurou a reportagem, a Funtrab pediu 15 trabalhadores para o local, mas a prefeitura discordou do número, o achando excessivo, criando assim um impasse.

O termo de cooperação indicado pela Funtrab, e que não está sendo cumprido, foi firmado em julho do ano passado, ainda na gestão de Murilo Zauith (PSB). Agora, a prefeitura de Dourados é administrada por Délia Razuk (PR).

No acordo, cabe à Funtrab arcar com as despesas de aluguel, IPTU, água, luz e telefone, além de manter as adequações necessárias ao bom funcionamento, infraestrutura e supervisão do funcionamento, além de ser responsável por fornecer material para a realização dos trabalhos no local.

Segundo a Funtrab, a Casa do Trabalhador atendia uma média diária de 300 pessoas, com emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento para o mercado de trabalho, seguro-desemprego e microcrédito.

"Vale ressaltar que, em recente visita pela direção da Fundação (no início de maio findo) à Casa do Trabalhador, foi constatado total abandono, com chão sujo de barro, moveis empoeirados, demonstrando que a falta de funcionários da prefeitura motivou a falta de limpeza no local, se não bastasse o emaranhado de fios pelo meio da sala na altura da cabeça", diz em nota a Funtrab.

No mesmo texto, ainda é explicado que o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, tenta há algum tempo se reunir com Délia para resolver a situação, porém não conseguiu o encontro, apesar dá várias tentativas.

"Agora, por exemplo, estava agendada reunião entre a prefeita de Dourados e a diretoria da Funtrab para esta segunda-feira, dia 10 de julho, às 14 horas, na sede da Fundação, para tratar o assunto em pauta, entretanto a prefeita não compareceu, não mandou representante e, sequer, justificou o não comparecimento", finaliza a Funtrab.

Nos siga no Google Notícias