ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Receita apreende 1,5 tonelada de roupas de marcas famosas falsificadas

Mariana Rodrigues | 05/05/2016 12:40
As roupas foram adquiridas na Bolívia, mas não foi informado para onde seriam levadas.  (Foto: Ricardo Albertoni/ Diário Corumbaense)
As roupas foram adquiridas na Bolívia, mas não foi informado para onde seriam levadas. (Foto: Ricardo Albertoni/ Diário Corumbaense)

Na madrugada desta quinta-feira (5), a equipe da Vigilância e Repressão Aduaneira da Receita Federal em Corumbá, distante a 419 quilômetros de Campo Grande, apreendeu 1,5 toneladas de roupas de marcas famosas falsificadas, espingardas e animais silvestres com indícios de que haviam sido capturados em caça.

Segundo informações do site Diário Corumbaense, três pessoas foram detidas, sendo dois bolivianos e um brasileiro, eles estavam em situações distintas e foram flagrados pela Receita Federal, que tiveram origem na abordagem a um carro com placas bolivianas.

Os flagrantes aconteceram nas proximidades do porto seco e numa trilha que dá acesso à Bolívia, na região de fronteira em uma fiscalização de rotina. Em um dos veículos foram encontrados seis fardos de roupas importadas irregularmente.

De acordo com o auditor fiscal da Receita Federal, Hermano Toscano, após a abordagem e apreensão das roupas – de marcas famosas e com indícios de falsificação –, a Equipe de Repressão Aduaneira seguiu para o ponto indicado como origem da carga, que margeia a linha fronteiriça, houve o flagrante relacionado ao armamento e animais silvestres.

“Fomos atrás do caminhão e no caminho, encontramos um veículo parado, que ao avistar a viatura da Receita Federal tentou fugir. Iniciamos uma perseguição e, ao abordarmos, encontramos uma arma calibre 22 e os animais silvestres no porta-malas, um cervo do pantanal [ainda vivo] e pedaços de jacaré que acreditamos ser da cauda do animal”.

A Receita apreendeu ainda pedaços de carne de jacaré e uma espingarda, provavelmente usada para caça ilegal. (Foto: Divulgação Receita Federal)
A Receita apreendeu ainda pedaços de carne de jacaré e uma espingarda, provavelmente usada para caça ilegal. (Foto: Divulgação Receita Federal)

As Polícias Militar e Ambiental foram acionadas e o homem de 61 anos, que transportava os animais em uma Parati foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. Já na trilha indicada pelos bolivianos, foram encontrados outros 12 fardos de roupas, que somados ao primeiro carregamento apreendido, totalizaram 18 fardos e 1 tonelada e meia de roupas. Essa mercadoria tem valor estimado em cerca de R$ 100 mil.

Ainda foram apreendidos cinco carrinhos de mão, lanternas e mochilas. Esse material indica que o local reúne alguma estrutura para ser usado como ponto de apoio para passagem de contrabando e descaminho. A mercadoria vinha da Bolívia, mas o destino não foi informado pelo condutor.

O descaminho é a introdução no país de mercadoria legal sem o pagamento dos tributos, como roupas, gêneros alimentícios, brinquedos e eletroeletrônicos, por exemplo. Contrabando é a mercadoria proibida taxativamente de entrar.

Nos siga no Google Notícias