A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

09/10/2015 08:43

Saúde quer fazer três mil mamografias na campanha Outubro Rosa

Campanha também incentiva exames preventivos e atendimentos são feitos na Clínica da Mulher, com meta de atender 16 mil pessoas

Helio de Freitas, de Dourados
Abertura da campanha “Dourados Rosa” ocorreu nesta quinta-feira, na Clínica da Mulher (Foto: Eliel Oliveira)Abertura da campanha “Dourados Rosa” ocorreu nesta quinta-feira, na Clínica da Mulher (Foto: Eliel Oliveira)

A Secretaria de Saúde de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, quer fazer três mil exames de mamografia durante o mês através da campanha “Outubro Rosa”. Os atendimentos começaram no dia 1º, mas a abertura da campanha foi feita nesta quinta-feira pelo secretário municipal de Saúde, Sebastião Nogueira, e pelo prefeito Murilo Zauith (PSB).

De acordo com o secretário, a meta é superar os 2.610 exames feitos no ano passado e para isso a prefeitura mobilizou uma equipe para conscientizar as mulheres a procurarem atendimento para prevenir o câncer de mama. Os exames são feitos na Clínica da Mulher, que no Jardim Água Boa.

Sebastião Nogueira, que é médico, aconselhou as mulheres a fazerem o autoexame e, ao perceber algum caroço, dor ou coceira, devem procurar o médico. “De cada 10 mulheres que fazem o diagnóstico cedo, 9 são curadas”.

O secretário disse que outra meta da campanha, que na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul recebe o nome de “Dourados Rosa”, é aumentar o número de exames preventivos, para detecção de câncer de colo do útero. No ano passado foram 15.735 exames e neste ano o objetivo é chegar a 16 mil procedimentos.

Presente na abertura da campanha, o prefeito da cidade convidou as mulheres a usarem o sistema preventivo público e implementar uma rotina de cuidados com a saúde para se manter sempre saudável. “As mulheres são muito importantes na nossa vida. Aproveitem o Outubro Rosa como marca de cuidado com a saúde”.

Naviraí e Jardim recebem atendimento de saúde especializado nesta semana
Moradores de Jardim e Naviraí receberão atendimento especializado de saúde do programa Cassems Itenerante nesta quinta-feira (29) e sábado (1º de jul...
Homem que baleou esposa e atirou na própria cabeça morre em hospital
Oswaldo Martins de Oliveira, 50, morreu na noite de ontem (27), depois de ficar uma semana internado, ao atirar na própria cabeça após ferir a esposa...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions