A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

09/10/2015 08:43

Saúde quer fazer três mil mamografias na campanha Outubro Rosa

Campanha também incentiva exames preventivos e atendimentos são feitos na Clínica da Mulher, com meta de atender 16 mil pessoas

Helio de Freitas, de Dourados
Abertura da campanha “Dourados Rosa” ocorreu nesta quinta-feira, na Clínica da Mulher (Foto: Eliel Oliveira)Abertura da campanha “Dourados Rosa” ocorreu nesta quinta-feira, na Clínica da Mulher (Foto: Eliel Oliveira)

A Secretaria de Saúde de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, quer fazer três mil exames de mamografia durante o mês através da campanha “Outubro Rosa”. Os atendimentos começaram no dia 1º, mas a abertura da campanha foi feita nesta quinta-feira pelo secretário municipal de Saúde, Sebastião Nogueira, e pelo prefeito Murilo Zauith (PSB).

De acordo com o secretário, a meta é superar os 2.610 exames feitos no ano passado e para isso a prefeitura mobilizou uma equipe para conscientizar as mulheres a procurarem atendimento para prevenir o câncer de mama. Os exames são feitos na Clínica da Mulher, que no Jardim Água Boa.

Sebastião Nogueira, que é médico, aconselhou as mulheres a fazerem o autoexame e, ao perceber algum caroço, dor ou coceira, devem procurar o médico. “De cada 10 mulheres que fazem o diagnóstico cedo, 9 são curadas”.

O secretário disse que outra meta da campanha, que na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul recebe o nome de “Dourados Rosa”, é aumentar o número de exames preventivos, para detecção de câncer de colo do útero. No ano passado foram 15.735 exames e neste ano o objetivo é chegar a 16 mil procedimentos.

Presente na abertura da campanha, o prefeito da cidade convidou as mulheres a usarem o sistema preventivo público e implementar uma rotina de cuidados com a saúde para se manter sempre saudável. “As mulheres são muito importantes na nossa vida. Aproveitem o Outubro Rosa como marca de cuidado com a saúde”.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions