A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

21/03/2016 16:53

Segundo caso de zika vírus confirmado é em mulher grávida

Priscilla Peres

O Hospital Universirário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) identificou hoje, o primeiro caso de zika vírus em uma mulher grávida de Dourados - distante 233 km de Campo Grande. Este é o segundo caso da doença no município.

De acordo com o Ambulatório de Investigação de Zika do HU, a paciente tem 28 anos e está no fim da gravidez (terceiro trimestre). Ela deu entrada no Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia há três semanas e, por apresentar sintomas similares aos da doença, teve amostras de sangue e urina coletadas para serem analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz, no Paraná.

Em seguida, foi encaminhada para consulta com a equipe. De acordo com o coordenador do serviço, o médico infectologista e pesquisador da UFGD e da Fiocruz Julio Croda, a paciente já foi informada do resultado do exame e continuará sendo acompanhada pelos profissionais do ambulatório até após o nascimento do bebê.

“O diagnóstico positivo para o vírus não significa, no entanto, que a criança necessariamente apresentará quadro de microcefalia. Por isso é importante que a gestante continue recebendo a orientação multidisciplinar proporcionada pelo ambulatório”, explica.

O hospital informa ainda que já comunicou o caso ao diagnóstico ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Dourados e ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde.

Primeiro caso - O primeiro caso de zika vírus em Dourados, foi confirmado no último dia 15 de março e a paciente é uma mulher de 30 anos, porém ela não está grávida. Além desse confirmado, Dourados notificou 15 casos suspeitos de zika vírus neste ano. Seis já foram descartados e oito ainda aguardam resultado de exames.

Confirmado primeiro caso de zika vírus, mas mulher não está grávida
Foi confirmado o primeiro caso de zika vírus em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A primeira moradora vítima da doença na segunda maior cidade de M...
Ação pede a transferência de presos detidos na delegacia de Bonito
O MPE (Ministério Público Estadual) ingressou com ação civil pública pedindo à Justiça que determine a transferência imediata de todos os presos prov...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions