ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Segundo dia de operação elimina mais 105 toneladas de maconha na fronteira

Foram mais 35 hectares de roças da erva cortados e queimados no departamento de Amambay

Helio de Freitas, de Dourados | 24/03/2022 09:29
Clareira aberta no meio da mata para plantio de maconha, na fronteira (Foto: Divulgação)
Clareira aberta no meio da mata para plantio de maconha, na fronteira (Foto: Divulgação)

Mais 105 toneladas de maconha foram eliminadas durante a 30ª edição da Operação Nova Aliança, iniciada terça-feira (22) na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. O trabalho ocorre em áreas de mata no Departamento de Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero.

No segundo dia da operação, roças de maconha que ocupavam 35 hectares foram cortadas e queimadas por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai. Cada hectare produz em média 3 toneladas da droga.

A operação é acompanhada pelo Ministério Público do Paraguai e tem apoio de helicópteros da Força Aérea do país vizinho e da Polícia Federal brasileira. As aeronaves são fundamentais para localizar as roças em clareiras abertas na mata e para levar as equipes de solo aos locais de difícil acesso.

Somando as ações do primeiro dia, a 30ª edição da Nova Aliança já eliminou 214 toneladas de maconha antes de a erva ser colhida e embalada.

Foram 213 mil quilos ainda em fase de colheita e uma tonelada da droga picada, encontrada nos 21 acampamentos mantidos pelos narco agricultores. A Senad estimou em 6,4 milhões de dólares o prejuízo causado em dois dias aos grupos criminosos que financiam o plantio da erva na linha internacional.

Nos siga no Google Notícias