ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Sem atingir meta, saúde aumenta grupos de vacinação contra gripe

Crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos também podem tomar a vacina; cobertura em Dourados chegou a 82% da meta

Por Helio de Freitas, de Dourados | 26/06/2018 14:38
Vacina contra a gripe continua disponível nos postos de Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)
Vacina contra a gripe continua disponível nos postos de Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)

Com 82% da meta alcançada durante a campanha nacional, o município de Dourados prorrogou a vacinação contra gripe e ampliou os grupos que podem receber a dose. Além dos primeiros grupos de risco, a partir de agora crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos também podem procurar as unidades de saúde da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul para se imunizarem.

De acordo com a prefeitura, a medida de ampliar a vacinação foi tomada após a orientação do Ministério da Saúde para os municípios com doses disponíveis continuarem com a vacinação.

Edvan Marcelo Morais Marques, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, explicou que continua a vacinação para gestantes, crianças de até 5 anos e indígenas e para as novas faixas etárias – crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos.

“Tivemos reunião na segunda-feira para falar sobre os números e deliberar sobre essa orientação do Ministério da Saúde. Como temos doses ainda, continuamos os trabalhos”, afirmou Edvan. Os postos de Dourados funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para autoridades em saúde, a vacina aumenta a proteção contra a influenza no inverno, período de maior circulação dos vírus, situação agravada em Dourados devido ao clima seco e variação de temperaturas.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação segue recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), que orienta a imunização de pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.