ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEXTA  30    CAMPO GRANDE 

Interior

Sem vagas, 12 pacientes com covid aguardam 'espaço' para internação

Falta de vagas ocorre em momento crítico da doença e que Governo tentar frear alta com medidas duras

Por Nyelder Rodrigues e Helio de Freitas, de Dourados | 15/03/2021 17:34
Vagas de leitos de UTI para covid-19 já não existem mais na região de Dourados (Foto: Direto das Ruas/Arquivo)
Vagas de leitos de UTI para covid-19 já não existem mais na região de Dourados (Foto: Direto das Ruas/Arquivo)

Sem leitos. Com a ocupação de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) de covid na marca de 100%, a macrorregião de Dourados - formada por 33 cidades - não possui vaga para internação e tratamento avançado, conforme dados da Central de Regulação.

Atualmente, 12 pacientes na região aguardam a abertura de vagas para serem internados e receberem o devido tratamento - que inclui a utilização de equipamentos específicos para a ventilação mecânica e outros auxiliadores para manutenção da vida.

Além de Dourados, maior cidade da região com mais de 200 mil habitantes, a macrorregião possui leitos críticos em Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã - locais com cerca de 50 mil (as duas primeiras) e 90 mil habitantes, respectivamente.

Conforme o boletim epidemiológico publicado hoje (5) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), a oferta global de leitos de UTI na macrorregião compreende 133 vagas. Dos internados ali, 49% estão com covid-19 e 5% são casos suspeitos.

Entretanto, o não envio dos dados referentes a Dourados - situação que ocorre também em Campo Grande - acaba atrapalhando o correto monitoramento, tanto que a ocupação global na macrorregião consta em 95% - índice distorcida pelo não envio.

Mortes hoje - A covid-19 ceifou mais em Dourados até o fim dessa manhã, conforme o boletim. Foram quatro moradores locais (três mulheres e um homem) e dois (um homem e uma mulher) residentes em cidades vizinhas que integram a macrorregião.

Com mais esses óbitos, 460 pessoas que estavam internadas nos hospitais douradenses já perderam a vida em decorrência da doença causada pelo coronavírus – 286 moradores locais e 174 residentes em cidades vizinhas.

De acordo com o boletim divulgado diariamente pela prefeitura, mais 79 casos positivos da doença foram confirmados nas últimas 24 horas e o total de pessoas que já contraíram o vírus chegou a 22.069 em um ano de pandemia.

Atualmente existem na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul 1.071 casos ativos. Esse total incluem os 988 infectados que se recuperam em casa e os 83 internados – 40 em leitos clínicos e 43 em leitos de UTI. Entretanto, 40 (17 em enfermaria e 23 em UTI) são moradores de outras cidades.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário