ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Sonho da casa própria provoca filas no setor de habitação da prefeitura

Após abrir inscrições para novas moradias populares, prefeitura recebe centenas de moradores todos os dias

Helio de Freitas, de Dourados | 10/03/2015 09:49
Douradenses fazem fila na sede da prefeitura para fazer inscrição para casas populares (Foto: Divulgação/A. Frota)
Douradenses fazem fila na sede da prefeitura para fazer inscrição para casas populares (Foto: Divulgação/A. Frota)

Centenas de pessoas fazem fila desde ontem na prefeitura para se inscrever nos programas habitacionais populares em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Depois de mais de um ano suspensas, as inscrições foram reabertas no dia 25 de fevereiro e o movimento é intenso no Centro Administrativo Municipal, onde funciona o Departamento de Habitação. A inscrição garante a essas pessoas o direito de participarem dos sorteios públicos que serão feitos para casas e apartamentos construídos através do programa “Minha Casa, Minha Vida”. O prazo para se inscrever vai até dezembro.

A prefeitura informou que as regras definidas pelo governo federal determinam que podem participar dos sorteios as pessoas com renda familiar de até R$ 1.600,00 brutos. Com contrapartida de recursos municipais, o programa federal oferece ainda o sistema de cotas, ou seja, 3% das casas são destinadas para idosos, 5% para deficientes físicos. Mulheres chefes de família também têm prioridade. A mensalidade paga após a pessoa receber a casa é de no máximo 10% da renda familiar.

O morador não pode ter sido beneficiado em outro programa habitacional, não deve estar no Cadastro Nacional de Mutuários, não pode ter imóvel, nem ser arrendatário do PAR (Programa de Arrendamento Residencial (PAR); não pode ter financiamento de imóvel residencial ou de material de construção em seu nome; não pode estar inscrito no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e não pode ser empregado na Caixa ou estar casado com quem trabalha na Caixa.

Conforme o Departamento de Habitação da prefeitura, antes da reabertura das inscrições pelo menos nove mil famílias já estavam cadastradas aguardando sorteio de moradias. O próximo sorteio está previsto para o segundo semestre desde ano, quando serão sorteados 512 apartamentos do residencial Ildefonso Pedroso, no Jardim Guaicurus.

Inscrições – Os interessados em fazer a inscrição devem procurar o Departamento de Habitação, na Rua Coronel Ponciano, 1.700, bloco A, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. É preciso apresentar RG, CPF, Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho (se for registrado apresentar último holerite), prova do estado civil (Certidão de Nascimento ou de Casamento), comprovante de residência e certidão de nascimento dos filhos. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (67) 3411­7125.

Nos siga no Google Notícias