ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Tarifa do transporte intermunicipal sobe de 10% a 13% a partir de hoje

Caroline Maldonado | 15/03/2016 12:10

Foram reajustadas hoje (15) as tarifas do transporte intermunicipal de Mato Grosso do Sul. Em função da inflação nos preços de produtos usados para o serviço, a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) estabeleceu reajustes de 10% a 13%.

As tarifas dos Sistemas de Linhas Regionais, Estruturais e Serviços Locais estão 10,36% mais caras a partir de hoje. Para as tarifas do Sistema de Linhas Regionais com características de transporte urbano de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros ficou definida alta de 13,60%.

A diferença entre um sistema e outro é a proximidade com a região urbana. Ônibus que fazem transporte de distâncias menores entre uma cidade e um distrito ou de um município a outro, tiveram o reajuste maior.

O diretor de regulação da Agepan, Valter Almeida da Silva, explica o motivo da diferença. “As linhas mais próximas sofrem concorrência muito grande de outros serviços e tiveram redução de número de passageiros. Então, o reajuste é diferente para essas linhas como, por exemplo, de Campo Grande a Terenos ou de Dourados para um município muito próximo”, detalha.

A portaria publicada hoje (15) no Diário Oficial admite ainda o incremento nos coeficientes tarifários de até 20%, nas ligações intermunicipais que ofereçam padrões de serviços executivos ou leito. Os coeficientes são relativos ao valor a ser cobrado por passageiro/quilômetro.

O reajuste ocorre uma vez por ano para garantir o poder de compra e continuidade dos serviços. Conforme a portaria, a alteração considera o período-base para o cálculo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de março de 2015 a fevereiro de 2016.

Nos siga no Google Notícias