ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Interior

TCE aponta necessidade de mais 74 salas de pré-escola, mas secretária contesta

Números foram apontados em publicação técnica do Tribunal de Contas; secretária disse que vaga em pré-escola é prioridade há três anos para atender a demanda até 2016, como manda a lei

Helio de Freitas, de Dourados | 05/11/2015 15:24
Secretária disse que da demanda de 1.500 alunos, boa parte já foi incluída nas escolas e lei será cumprida em 2016 (Foto: Divulgação)
Secretária disse que da demanda de 1.500 alunos, boa parte já foi incluída nas escolas e lei será cumprida em 2016 (Foto: Divulgação)

A publicação do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) sobre as adequações que o setor da educação tem de fazer para cumprir a legislação aponta que Dourados, a 233 km de Campo Grande, precisa construir 74 salas de pré-escola para 2016. Considerando o número de 20 crianças por turma, o município precisa, segundo o tribunal, implantar pelo menos quatro novas escolas para a faixa etária de pré-escolar.

O estudo “Acesso à Educação Infantil da Pré-escola” foi lançado na semana passada pelo presidente do TCE-MS, Waldir Neves, e pela diretora geral da Escola Superior de Controle Externo, conselheira Marisa Serrano. Produzido em formato digital, o livro já está disponível para ser acessado e até impresso no site do Tribunal de Contas.

Secretária contesta – A secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi, contestou os números apresentados no estudo do TCE. Segundo ela, os dados não condizem mais com a realidade das escolas da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

“Há três anos identificamos que seria preciso abrir vaga para 1.500 alunos de pré I e pré II para cumprir a lei em 2016. Priorizamos a abertura de vagas para essas turmas, absorvendo em média 500 alunos por ano. Teremos de abrir vaga para mais 500 estudantes para atender a demanda e certamente cumpriremos a lei em 2016””, afirmou Marinisa. Segundo a secretária, Dourados tem pelo menos quatro mil alunos em salas do pré-escolar.

Nos siga no Google Notícias