A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

05/11/2015 15:24

TCE aponta necessidade de mais 74 salas de pré-escola, mas secretária contesta

Números foram apontados em publicação técnica do Tribunal de Contas; secretária disse que vaga em pré-escola é prioridade há três anos para atender a demanda até 2016, como manda a lei

Helio de Freitas, de Dourados
Secretária disse que da demanda de 1.500 alunos, boa parte já foi incluída nas escolas e lei será cumprida em 2016 (Foto: Divulgação)Secretária disse que da demanda de 1.500 alunos, boa parte já foi incluída nas escolas e lei será cumprida em 2016 (Foto: Divulgação)

A publicação do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) sobre as adequações que o setor da educação tem de fazer para cumprir a legislação aponta que Dourados, a 233 km de Campo Grande, precisa construir 74 salas de pré-escola para 2016. Considerando o número de 20 crianças por turma, o município precisa, segundo o tribunal, implantar pelo menos quatro novas escolas para a faixa etária de pré-escolar.

O estudo “Acesso à Educação Infantil da Pré-escola” foi lançado na semana passada pelo presidente do TCE-MS, Waldir Neves, e pela diretora geral da Escola Superior de Controle Externo, conselheira Marisa Serrano. Produzido em formato digital, o livro já está disponível para ser acessado e até impresso no site do Tribunal de Contas.

Secretária contesta – A secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi, contestou os números apresentados no estudo do TCE. Segundo ela, os dados não condizem mais com a realidade das escolas da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

“Há três anos identificamos que seria preciso abrir vaga para 1.500 alunos de pré I e pré II para cumprir a lei em 2016. Priorizamos a abertura de vagas para essas turmas, absorvendo em média 500 alunos por ano. Teremos de abrir vaga para mais 500 estudantes para atender a demanda e certamente cumpriremos a lei em 2016””, afirmou Marinisa. Segundo a secretária, Dourados tem pelo menos quatro mil alunos em salas do pré-escolar.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions