A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

05/02/2016 17:19

Temendo fim de recursos hídricos, MPE quer que Sanesul deixe de perfurar poços

Liana Feitosa

Para evitar perfurações indiscriminadas de poços artesianos em Bonito, cidade a 257 quilômetros de Campo Grande, o MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) publicou recomendação em seu Diário Oficial, nesta sexta-feira (5), à Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A.), com cópia para a prefeitura do município e outros órgãos.

Cuidados - De acordo com o texto, "a perfuração desordenada de poços artesianos tem impacto direto no meio ambiente e na disponibilidade de recursos hídricos para o restante da população, de hoje e de amanhã".

Feitas sem controle, essas ações também põem em risco a saúde pública devido à ausência de tratamento da água.

O assunto já foi alvo de Inquérito Civil, instaurado no dia 20 de fevereiro de 2014. Ele foi aberto com o objetivo de apurar eventuais impactos ambientais causados pela extração de água de rios para abastecimento urbano, e buscou encontrar alternativas à extração.

Foi dado prazo de 30 dias para que a Sanesul informe à Promotoria de Justiça se pretende acatar ou não a recomendação.

No entanto, ao Campo Grande News, a assessoria da empresa afirmou que já foi notificada e, por isso, já está em contato com os órgãos competentes de Bonito para encontrar uma solução para o impasse.

"A Sanesul já está respondendo ao Ministério Público e o departamento jurídico da empresa está desenvolvendo meios de contornar a situação", disse a assessoria. "No entanto, se forem tirados os poços por completo, não haverá abastecimento, o que é bastante complicado", completou a assessoria.

Polícia carioca pede extradição de traficante preso no Paraguai
A extradição do traficante Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, preso na cidade de Encarnación, no Paraguai, perto da fronteira com Mat...
Uems recebe inscrições em seleção para cursos de Educação à Distância até dia 22
Seguem abertas até 22 de dezembro as inscrições no processo seletivo de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade EaD (Educação à Distância)...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions