ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Temendo fim de recursos hídricos, MPE quer que Sanesul deixe de perfurar poços

Liana Feitosa | 05/02/2016 17:19

Para evitar perfurações indiscriminadas de poços artesianos em Bonito, cidade a 257 quilômetros de Campo Grande, o MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) publicou recomendação em seu Diário Oficial, nesta sexta-feira (5), à Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A.), com cópia para a prefeitura do município e outros órgãos.

Cuidados - De acordo com o texto, "a perfuração desordenada de poços artesianos tem impacto direto no meio ambiente e na disponibilidade de recursos hídricos para o restante da população, de hoje e de amanhã".

Feitas sem controle, essas ações também põem em risco a saúde pública devido à ausência de tratamento da água.

O assunto já foi alvo de Inquérito Civil, instaurado no dia 20 de fevereiro de 2014. Ele foi aberto com o objetivo de apurar eventuais impactos ambientais causados pela extração de água de rios para abastecimento urbano, e buscou encontrar alternativas à extração.

Foi dado prazo de 30 dias para que a Sanesul informe à Promotoria de Justiça se pretende acatar ou não a recomendação.

No entanto, ao Campo Grande News, a assessoria da empresa afirmou que já foi notificada e, por isso, já está em contato com os órgãos competentes de Bonito para encontrar uma solução para o impasse.

"A Sanesul já está respondendo ao Ministério Público e o departamento jurídico da empresa está desenvolvendo meios de contornar a situação", disse a assessoria. "No entanto, se forem tirados os poços por completo, não haverá abastecimento, o que é bastante complicado", completou a assessoria.

Nos siga no Google Notícias