ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Vacina chega antes da morte pela covid em asilo com 31 idosos

Mulher de 77 anos e homem de 81 foram os primeiros imunizados no Lar do Idoso de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 19/01/2021 13:38
Aos 77 anos, Élvia dos Santos Artmann foi primeira moradora do Lar do Idoso a receber a vacina (Foto: Helio de Freitas)
Aos 77 anos, Élvia dos Santos Artmann foi primeira moradora do Lar do Idoso a receber a vacina (Foto: Helio de Freitas)

A vacina contra a covid-19 chegou antes do novo coronavírus no Lar do Idoso de Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul localizada a 233 km de Campo Grande. Nesta terça-feira (19), os 31 idosos da entidade começaram a ser imunizados com a CoronaVac.

Nenhum morador do local foi infectado pela doença. “Estamos felizes por conseguir salvar todos os idosos do Lar”, disse o prefeito Alan Guedes (Progressista), ao acompanhar a imunização dos dois primeiros moradores, ao lado do secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.

Os primeiros vacinados foram Élvia dos Santos Artmann, 77, e Vicente Pereira Leme, 81. Além deles, moram no Lar outros 21 homens e 8 mulheres, com idades entre 60 e 101 anos. Todos serão imunizados, assim como os 19 funcionários.

“Não doeu nada”, disse Élvia, logo após receber a vacina. “Na minha idade tem que tomar vacina, se cuidar”, disse Vicente.

Veja o vídeo:

Instituição privada sem fins lucrativos, o Lar do Idoso de Dourados existe desde 1954 e sobrevive principalmente de doações e da arrecadação com eventos beneficentes, suspensos há dez meses por causa da pandemia.

O Lar do Idoso também mantém convênios com os governos federal e estadual, mas o valor cobre apenas 10% das despesas. Localizada na Rua Major Capilé, atrás da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, a instituição tem capacidade para abrigar 45 pessoas, mas reduziu o número devido à pandemia.

Esperança – Dourados abriu de forma simbólica a vacinação de profissionais da linha de frente na luta contra a covid, de idosos residentes em abrigos e da população indígena no dia em que atingiu 200 óbitos pela doença.

O município recebeu 29 mil vacinas, suficientes para imunizar 14.500 pessoas com as duas doses. A maior parte das doses – 22 mil – vai para a reserva indígena, onde todos os maiores de 18 anos serão vacinados. O primeiro morador da Reserva Indígena vacinado foi o cacique guarani Catalino Aquino, de 74 anos.

Além dele e dos moradores do Lar do Idoso, foi vacinado o primeiro profissional de saúde da linha de frente, o enfermeiro Valdeci Santana. Ele trabalha no posto de saúde da Vila Índio, onde a campanha foi iniciada, e na UTI do HU (Hospital Universitário).

Nesta terça-feira, o secretário municipal de Saúde Frederico de Oliveira Weissinger informou que a vacinação dos profissionais de saúde será feita por equipe volante. No Lar do Idoso, todos serão imunizados ainda hoje. Já na reserva indígena, a vacina será aplicada pelo Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), que pertence à Secretaria de Saúde Especial Indígena, órgão do governo federal.

Vicente Pereira Leme, 81, segundo vacinado no Lar do Idoso (Foto: Helio de Freitas)
Vicente Pereira Leme, 81, segundo vacinado no Lar do Idoso (Foto: Helio de Freitas)


Nos siga no Google Notícias