Vento e chuva derrubam árvores e deixam zona rural sem energia em Aquidauana
Os estragos foram registrados pela manhã em Piraputanga; o fornecimento foi normalizado à tarde
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Os fortes ventos acompanhados de chuva na manhã desta sexta-feira (9) derrubaram árvores e provocaram interrupções no fornecimento de energia elétrica na zona rural do distrito de Piraputanga, em Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande.
- Leia Também
- Árvores caídas durante temporais bloqueiam estradas no interior de MS
- Chuva forte e ventania marcam madrugada na Capital; calor chega a 42°C em MS
As quedas atingiram postes e bloquearam estradas de terra que dão acesso a pesqueiros e chácaras da região.
De acordo com o morador Adilson Ferreira de Almeida, conhecido como Magrão, os estragos começaram por volta das 7h30. Árvores caíram em diferentes pontos das vias rurais, dificultando a circulação de moradores e o acesso às propriedades.
Com a queda das árvores sobre a rede elétrica, houve interrupção no fornecimento de energia.
Equipes da concessionária Energisa foram acionadas para atender às ocorrências e trabalharam na recuperação da rede, com apoio da Prefeitura de Aquidauana para a remoção da vegetação que bloqueava as estradas.
Segundo a concessionária, o acesso das equipes foi prejudicado pelas árvores caídas, o que prolongou o atendimento em alguns pontos. O fornecimento de energia foi restabelecido durante a tarde, por volta das 15h.
Em nota, a Energisa informou que as ocorrências foram pontuais em Piraputanga e que a remoção das árvores foi necessária para liberar a passagem dos trabalhadores e permitir a continuidade dos reparos.
Em Campo Grande, a madrugada e o início da manhã desta sexta-feira também foram marcados por raios e chuva em algumas regiões.
A combinação de calor e umidade favoreceu pancadas isoladas, algumas intensas, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.

Previsão - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo de tempestade para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, com início previsto para as 10h de sábado (10).
O aviso prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
A orientação é redobrar a atenção durante as tempestades, especialmente em áreas com árvores e redes elétricas.

