A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

31/05/2011 10:18

Ipea: população considera ruim trabalho da Polícia Civil

Débora Zampier, da Agência Brasil

O brasileiro considera ruim a investigação feita pela Polícia Civil, o que dificulta o acesso à Justiça.

Em uma escala de avaliação que vai de 0 a 4 – em que 0 é muito mal, 1 é mal, 2 é regular, 3 é bem e 4 é muito bem – a Polícia Civil ficou com média 1,81.

É o que mostra a segunda parte de um estudo com indicadores da percepção social sobre a Justiça, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foram ouvidas 2.722 pessoas de todo o país.

A segunda pior classificação ficou com os advogados, com média 1,96. Os advogados são a única das seis classes listadas na pesquisa em que a contratação do serviço é uma opção privada do cidadão. O terceiro lugar ficou com os defensores públicos (2,04), seguidos pelos juízes (2,14).

Os agentes mais bem colocados foram os policiais federais e os promotores, ambos com média 2,20. Apesar de ficarem com a melhor colocação do ranking, a classificação não teve um bom desempenho geral, pois ficou entre regular (2) e bem (3).

Quanto aos policiais federais, o estudo afirma que o bom desempenho pode estar relacionado “ao alto grau de exposição, geralmente com conotação positiva.”

Já em relação ao desempenho da Polícia Civil, que assim como a Polícia Federal, tem a responsabilidade de investigar crimes, o Ipea acredita que a má colocação “pode indicar, entre os cidadãos, especial desconfiança em relação à efetividade da investigação de crimes.”

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


Isso nós ja sabiamos. Não é novidade.
 
marcos souza lima em 31/05/2011 12:21:15
seria um dos item a ser solucionado para o bom desempenho da policia civil seria a não ingerência política, equiparação salarial aos agentes da PF, paridade em tecnologia, preparação à arte da investigação sem policia paralela dentro da propria instituição E HAJA PRESIDIOS DEPOIS..
 
SEBASTIÃO CUNHA em 31/05/2011 12:13:23
O trabalho desta instituicao e muito bom, alias e fantastico, lamentavelmente eles esbarram com a lacunas das nossas Leis falhas, agragado ao excelente trabalho dos Advogados Criminais, que desqualificam quase todas as investigacoes deles, sob alegacao de seu desaparelhamento e recusross escassos, o nao deixa de ser verdade.
A Policia Civil de Ms, meus parabens, voces sao herois e lutam contra um sistema falho, muitas vezes com a propri.a vida
 
Gustavo Cesar C. Gonçalves em 31/05/2011 11:58:47
O que infelizmente o IPEA não divulga é a diferença salarial.... onde o Policial Federal ganha "apenas" o triplo de um Policial Civil, e em alguns estados chegam a ganhar 5 vezes mais. Também não foi divulgado que a polícia federal fica as vezes "anos" em cima de apenas UM caso para elucidá-lo, enquanto a polícia civil tem centenas de crimes para solucionar ao mesmo tempo. E acredito que também não foi questionado aos "avaliadores" quantas vezes eles se dirigiram a alguma delegacia da policia federal para fazer o registro de alguma ocorrência. Acredito que se não houvesse a televisão, a grande maioria dos "entrevistados" nem saberia da existência da Policia Federal, afinal... para que ela serve mesmo????.
Chega de hipocrisia Brasil.
 
Anderson Silva Castro em 31/05/2011 11:33:02
A culpa não é dos servidores, mas sim de um conjunto em que engloba todo o sistema de justiça do país. No nosso país não existe justiça, existe o "jeitinho" onde quem está no poder ou tem dinheiro, é o beneficiado. Ou seja onde há corrupção, não tem espaço para a justiça e não adianta apontar culpados. O sistema está podre em seu cerne.
 
valter antunes em 31/05/2011 10:45:56
Depende... se você for rico,... puder pagar um advogado para ficar em cima das investigações...
 
Marcelo X. Max em 31/05/2011 10:35:24
Estes policiais trabalham em condições desfavoraveis para fazer a segurança da população, concordo que precisamos investir muito mais em estrutura e contigente, se os resultados forem diferente mostre e divulguem esses indices, porque até agora não estamos vendo nada de positivo em nossa segurança.
 
Carlos Miranda em 31/05/2011 10:00:31
Só reclama quem deve para a polícia, duvido que estes que estão criticando aqui o trabalho dos policiais, se já não foram presos !
E outra, quando a coisa aperta é pela polícia que vc chama, corre para uma delegacia !!
Valorizem os Policiais e Delegados, pois eles deixam suas famílias desprotegidas, para proteger a sua cidadão!!!!!
 
Matheus V. Leal em 31/05/2011 09:46:00
Deem condiçoes de trabalho ao policiais civis e vao fiscalizar esses governantes corruptos.
Nao precisariamos de pesquisas,so de mais lugares nas penitenciarias para esses corruptos.
 
Victor Barbosa Jr em 31/05/2011 08:30:59
na minha cidade(rochedo) quem prende e solta é um funcionariozinho da prefeitura que age como policial civil (inclusive com relatos de que ate armado anda), enquanto que ninguem nem conhece delegado nem agente, um descaso total, a pm prende e o agente "cedido" solta e o delegado despacha em casa por telefone! vergonha tinha era que acabar com essa policia cilvil!
 
marcio de souza em 31/05/2011 08:26:32
Bem, como profissional de segurança pública tenho a dizer que antes de concordar ou discordar da pesquisa é preciso saber algumas coisas: Primeiro: qual foi a população de amostragem utilizada para essa pesquisa e em que região foi realizada? Segundo: A escala utilizada para avaliar a instituição não é adequada, pois para esses casos utiliza-se a escala de Likert para estabelecer a mensuração o que não foi feito. Terceiro: Sou uma pessoa extremamente comprometida com o serviço público, assim como a maioria dos colegas da Polícia Civil que via de regra tem hora para chegar no serviço e não tem hora para sair. Quarto: Hoje vivemos um problema sério de identificação de atribuições funcionais, será que a pesquisa definiu o que faz a Instituição Policial Civil, deixou claro que a instituição busca a verdade real dos fatos, que é a responsável pela repressão? Que há para casos de prevenção outras Instituições? Ficou claro isso na pesquisa? Quinto: Uma Instituição Policial que esta dentro dos parâmetros da Constituição Federal, respeitadora dos direitos humanos e trabalhando com os recursos disponíveis em uma sociedade em que se busca cada vez mais a descriminalização de determinados fatos, o descaso com a educação, a perda dos valores morais, dos valores familiares e sobre tudo de valores sociais, será que realmente é a Instituição Polícia Civil que presta um trabalho ruim, ou estaria havendo inversão do dever de fazer, da inversão do dever de ser. Não estamos buscando muito mais os direitos? Por fim: amo minha Instituição e tenho certeza que sobre concordar ou discordar dessa pesquisa que nem sei quem a produziu e com que interesse, melhor mesmo é continuar a trabalhar sério em busca do bem maior: resolver os problemas sociais que ninquém quer resolver e que acaba sempre caindo na porta de uma Delegacia. Continuaremos a Trabalhar como sempre estamos fazendo!
 
Wellington de Oliveira em 31/05/2011 08:15:15
Com certeza se cada uma dos Policiais se dedicasse ao que lhe compete de acordo com a Constituição, já seria de grande valia para População. Policiais Militares é na Rua "Fardado" em viatura caracterizada, fazendo o trabalho Ostensivo, Policiais Civis é Paizano, em viatura descarecterizada fazendo investigação. fica uma querendo fazer o trabalho da outra e acaba nisso, Não se sabe a onde está o erro e que está errando. Policiais Civis só querem andar fardado para se mostrar que é policia, o Policiais Militares só queren saber de Gabinete e trabalhar a paizana, ainda mais agora que abriu se uma brecha para ambas atuarem em algum crime federal, pronto além querer ser igual a Policia federal , também já quer o salario. "Cada macaco no seu galho, se não arvore não aguenta"
"Tô de zoio"
 
luiz Charles da Silveira em 31/05/2011 07:16:50
Concordo com o companheiro Edimundo Honorato, sou PM e muitio facil falar da PC e da PM, e mais facil cortar uma arvore com uma motossera ou com um cerrote, e assim que trabalhamos nos PMs e PCs com oque tem de pior em nossas mãos mas trabalhamos dia e noite, enquanto voçes ficam elogiando a PF, quando entrarem em suas residencias e levarem o que comprarao com muito sacrificio chamem a policia federal ai quero ver se eles vem te atender, um abraço a todos companheiros da PM e da PC.
 
Antonio marques de araujo em 31/05/2011 06:54:53
Concordo com todos os comentários, pois eles refletem na verdade é a aprovação que o povo tem dos governantes, isso sim a culpa e exclusivamente deles, e cada dia que passa temos um governador pior que o anterior.
 
Carlos Medina em 31/05/2011 06:36:56
Puxa, deveria ter saído do meu plantão na sexta feira dia 27 às 18h, mas terminei por sair às 2h da manhã de sábado. No domingo (também folga) trabalhei o dia inteiro. Como policial civil acreditava no reconhecimento da população, mas ao ler tantas criticas acho que faço papel de bobo.
 
reginaldo salomao em 31/05/2011 06:35:44
na minhaa opniao a pesquisa esta mais do que corretaa.....afinal vc chega em qualquer delegacia para fazer um bo e esse policiais a maioria um bando de descansados que so sabe reclamar e pedir aumento tratam todos como se fossem bandidos!!!eu duvido muito q facam algum tipo de investigaçao...descobrem alguma coisa na sorte!!!!!!!!ganham ate demais pelo tanto que trabalhammmmm....
 
joao rocha em 31/05/2011 06:18:55
Tem que acabar com as policias Civil e Militar e criar uma só a ESTADUAL. Onde uma fardada (não militar) e a outra a paisano. O ingresso só uma na academia onde o policial trabalharia fardado (ostensivo)ou em traje civil (investigação) tipo como ocorre no EUA.
 
Carlos Augusto Cesar em 31/05/2011 05:47:35
NÃO É A POLÍCIA QUE É FALHA, É OS GOVERNANTES, QUE NÃO SE DEDICAM, POIS É A PIOR DAS SECRETARIAS, SE TIVER COM CONTIGENTE EM DIA, QUANTO MAIS AQUI EM MATO GROSSO DO SUL, QUE TEM UMA FALTA DE APROXIMADAMENTE 10000(DEZ MIL POLICIAIS), OS GOVERNANTES, NÃO ESTÃO NEM AÍ, COM A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO, POR ISSO QUE NÃO VEMOS MAIS POLICIAIS NAS RUAS, OU SEJA OSTENSIVAMENTE, QUE É O OBJETIVO DA SEGURANÇA, POLÍCIA NAS RUAS, VADIOS VÃO EMBORA, E O GOVERNO AINDA NÃO PERCEBEU ISSO, QUE O TIRO ESTA SAÍNDO PELA CULATRA, PAGUE BEM A POLÍCIA, LIBERE MAIS RECURSOS PARA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, E É LÓGICO, ADMINISTRE ISSO, QUE O POVO VAI AGRADECER, SE TIVERMOS EM CADA TERMINAL, ESCOLAS, AVENIDAS PRINCIPAIS, EM CADA BAIRRO, DISTRITOS, COMUNIDADES, A POLÍCIA DE PLANTÃO, NAS RODOVIAS, FISCALIZANDO DE PEDESTRE, BICICLETEIRO, VEÍCULOS DE TODOS OS TIPOS, GARANTO QUE A COISA MELHORARIA EXCELENTEMENTE, SENHOR GOVERNADOR, ESTÃO GASTANDO INDEVIDAMENTE EM FESTAS, COMEMORAÇÕES, FUNCIONÁRIOS FANTÁSMAS, COMO PAGAR PARA EX PREFEITOS, EX VEREADORES, E CABOS ELEITORAIS NÃO PRODUZ NADA, E SIM ATRAPALHA, COMUNIDADE, SE SOUBER QUE TEM PESSOAS GANHANDO DOS COFRES PÚBLICOS POR AÍ, SEM TRABALHAR, DENUNCIE, CHAME A TELEVISÃO, OS JORNAIS, SÓ ASSIM SOBRARÁ RECURSOS, PARA PAGAR MAIS POLICIAIS, E A POPULAÇÃO FICAR SATISFEITA COM A POLÍCIA, QUE A POLÍCIA É A LEI, E QUE A LEI TEM QUE SER EXECUTADA PELOS GOVERNOS, PREFEITOS E PRESIDENTE DA REPÚBLICA, E JUIZES.
 
PEDRO BRAGA em 31/05/2011 05:32:39
Acho que na maoria dos entrevistados já tiverão problemas com a justiça, pois são eles que junto com a maioria dos Politicos tem algum problema, e nunca e a favor da Policia pois se a mesma não fosse ingerida por politicos seria muito melhor.
 
carlos b neto em 31/05/2011 05:22:09
Deixo aqui meus parabéns pelo trabalho da pilicia civil, a verdade é uma só, UM FUNCIONÁRIO BEM PAGO TRABALHA COM MAIS VONTADE e isso não acontece aqui.

 
jose junior em 31/05/2011 05:14:37
OWW CAMPO GRANDE NEWS A GENTE JA SABIA DISSO, SÓ QUE COM OUTRAS PALAVRAS.. RSRSRS
 
WAGNER ANTONIO em 31/05/2011 05:04:50
PARABÉNS AO IPEA PELO EXCELENTE TRABALHO DE PESQUISA, APROVEITO PARA CONVIDA-LOS A FAZEREM ESSE TIPO DE PESQUISA NA INTEGRA DOS TRABALHOS (POLICIA FEDERAL, POLICIA CIVIL E DEMAIS ÓRGÃOS), SEM DESMERECER A LÓGICA, ORA É CLARO QUE A POPULAÇÃO VAI AVALIAR O QUE É BOM PARA ELES, NO CASO A POLICIA CIVIL É O "BICHO PAPÃO", PORQUE TEM QUE ATENDER O PÚBLICO, REGISTRAR BO, INVESTIGAR E ELUCIDAR OS CRIMES, CUIDAR DE PRESOS E POR AI VAI, COMO QUE PODEM FAZER TUDO AO MESMO TEMPO? MAS ESSES POLICIAIS SEMPRE DÃO UM JEITINHO DE TRAZER A TONA A VERDADE DOS FATOS, NÃO OLHANDO PARA O TEMPO E NEM PARA ESTRUTURA, COISA QUE SÓ A POLICIA CIVIL COSTUMA FAZER POR AMOR AO TRABALHO, A FAMILIA E AOS QUE PRECISÃO E CONFIAM NA INSTITUIÇÃO.
 
VALDENIR ORTIZ em 31/05/2011 04:44:27
acontece que e facil criticar o trabalho da Policia Civil, dificil e conhecer a relaidade e dificuldades que sofre a categoria,pois ale de ganhar 1/4 do salario da policia federal, ainda tem um efetivo muito inferior e mal aparelhado que dificulta o trabalho, pois tem que ficar cuidando de presos ou fazendo as vezes de funcionario administrativo, enquanto um agente de policia ganha 20% do salario de um delegado e as vezes tem dois ou tres cursos de nivel superior e assim mesmo ganha muito menos, pois ser policial e dom divino e não somente salario, caso contrario não teria policia mais no brasil.
 
liliane souza em 31/05/2011 04:18:18
Prezados, criticar é muito fácil. O difícil é dar a cara para bater. Temos é que elogiar o trabalho desta categoria, que sai de casa e não sabe se vai voltar. Quando eles acertam um bandido tem que responder inquérito administrativo.
O que o estado precisa fazer é melhorar a qualidade para estes profissionais, não só a Civil, mas todos que estão frente a segurança publica.

Policial Civil, vocês estão de parabéns
.
 
João Saueia em 31/05/2011 04:16:11
Dê-nos as condições de trabalho que a PF tem, com escalas de plantão que não são sobre carregadas, que não atendem o público a não ser para tirar passaporte e porte de arma com um atendimento às vezes arrogante. Faça os PF investigarem homicídios que é um dos crimes mais graves na sociedade uma vez que a morte de uma pessoa não tem volta, sim a PF investiga crimes de grande repercussão na mídia, mas dúvido muito se os pesquisadores do IPEA perguntaram a uma senhora que teve R$ 10.000,00 furtados de sua casa e o fato foi resolvido em 06 dias pela Polícia Civil, se o trabalho desta polícia é ruim. A PF investiga pessoas que fraudam o INSS, no entanto dependendo do valor sonegado o réu pagando o que embolsou de maneira fraudulenta tem sua culpabilidade excluída. Os pesquisadores do IPEA deveriam também perguntar a uma vítima que viu seu filho morto na porta de sua casa e poucos dias depois saber que a Polícia Civil após investigar e prendeu o assassino de seu filho. Vou citar a Constituição Federal de 1988 que no art. 144 em ordem de importância trás o rol das polícias no Brasil. Constituição essa que é chamada de Cidadã. As polícias que atendem diretamente a população (leia-se cidadãos) é que mais tem trabalho e menos tem apoio da mídia que só divulga as coisas ruins que a PM e PC faz, que a população vem chorar suas mágoas quando o vizinho liga o som alto ou quando a cadeira da varanda é furtada e que mais sofre ingerência política a ponto de um investigador ser transferido de sua cidade a bem do serviço público (leia-se a bem do interesse do poder Executivo ou Legislativo Estadual). A PF além de toda estrutura possui servidores administrativos de carreira. Na PC um investigador de polícia é escrivão, office-boy, atendente, agente penitenciário e sobrar tempo investiga alguns crimes para constar na estatística mensal da DGPC. Publica isso campograndenews.
 
Edmundo Honorato em 31/05/2011 04:14:33
Quero deixar meu recado aos senhores Ricardo Alves Teixeira e Marcos Souza Lima, o trabalho da Policia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul é um dos melhores, gostaria de ver c Vcs, conseguiria trabalhar com as condições que estes policiais trabalham, ter que cuidar de celas lotadas, ser ameaçados por vagabundos toda vez que prende estes marginais, ter que perder finais de semana com sua família para prodeger o cidadão, ter combustivel regulado por semana ou esperar por semana autorização para conserto de viaturas. Vcs senhores Ricardo Alves e Marcos Souza não teriam a bravura ou coragem que estes POLICIAIS CIVIS tem, pense bem antes de falar as besteiras que disseram "O HOMEM QUANDO EM PERIGO CHAMA POR DEUS E PELA POLICIA, QUANDO O PERIGO PASSA ESQUECE DE DEUS E AMALDICOA A POLICIA".
 
Ramao Rodrigues em 31/05/2011 03:46:43
O trabalho da Polícia Civil, é o melhor trabalho de todos os ôrgãos de segurança publica, pois os que falam mal da policia civil são aqueles que nunca trocaram tiros com bandidos para defender qualquer cidadão brasileiro independente de cor ou raça, não desmerecendo a policia militar e a policia federal ou qualquer outro ôrgão, mas a policia civil realmente investiga e descobre casos que ninguém imagina, isso é porque é civil, então eles também não podem ficar falando por aí tudo que sabem, tudo que eles descobrem tem que ficar em sígilo até que o inquerito seja concluido.
Então para vocês POLICIAIS CIVIS, vai aí o meu parabens pelo trabalho de vocês, vocês realmente são respeitados não só aqui em Campo Grande, mas em todo o Brasil, continuem fazendo esse trabalho maravilhoso de vocês, pena que o salário e a tão merecida promoção de vocês não estão ao lado de vocês no seus dia a dia.

PARABÉNS A TODOS.
 
André de Souza Pessoa em 31/05/2011 02:10:04
Excelente o trabalho realizado pelo IPEA. O IPEA apenas transformou em números o que todos nós já sabiamos. Parabens.
 
Ricardo Alves Teixeira em 31/05/2011 01:48:48
Sem contar que na maioria das Delegacias da Policia Civil, os investigadores que já são poucos, estão sofrendo o devio de função, pois exercem o papel de Agente Penitenciarios, onde ficam na custodia de presos até mesmo presos condenados que ja deveriam estar em Presidios de Segurança Maxima, mas mesmo assim os Policiais Civis realizam Investigações, enfrentando a precariedade em que o sistema se encontra. Contudo tambem vale ressaltar que a diferença salarial entre um Policial Federal e um Policial Civil é muito grande, alem do mais a estrutura operacional de ambos não há nem como fazer comparação. Porque o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), não realiza uma pesquisa sobre os Politicos que estão em exercicio.
 
RENE DE ANDRADE PINA em 31/05/2011 01:36:08
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions