A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

06/06/2013 17:30

Jornalistas do mundo inteiro acompanham impasse entre fazendeiros e índios

Viviane Oliveira e Aliny Mary Dias, de Sidrolândia
Imprensa do mundo todo está em Sidrolândia.  (Foto: Cleber Gellio)Imprensa do mundo todo está em Sidrolândia. (Foto: Cleber Gellio)

O impasse entre fazendeiros e índios na região de Sidrolândia, que resultou na morte de Oziel Gabriel, de 35 anos, durante reintegração de posse na Fazenda Buriti na última quinta-feira (29), chamou a atenção do mundo inteiro e virou destaque na imprensa internacional.

Pelo menos 50 jornalistas acompanham a disputa de terra no município, além da imprensa local estão na região equipes da Press TV, Hispain TV, Agência de Notícias de Londres e Agência Irã.

Também estão repórteres do programa Profissão Repórter da TV Globo, a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação - Agência Brasil e TV Brasil), o jornal O Globo, Folha de São Paulo.

O jornalista Rony Curvelo, que representa as agências internacionais, disse que fica em São Paulo e manda as pautas para as agências no mundo todo e conforme o assunto a agência autoriza a ida dos profissionais até o local.

“Primeiro passei na Santa Casa de Campo Grande para entrevistar Joziel Gabriel, que foi baleado na última terça-feira (4), depois vim para Sidrolândia. Esta questão indígena chama atenção no mundo inteiro e nós estamos aqui para acompanhar de perto”, diz, acrescentando que no final da tarde, ele e o cinegrafista devem ir embora.

Há mais de duas semanas Mato Grosso do Sul enfrenta uma onda de invasões de terra e tensão. As famílias entraram pela primeira vez na área em 2003. No dia 15 de maio deste ano voltaram na fazenda Buriti, mas foram retirados na base da força na quinta-feira, quando incendiaram a sede da propriedade do ex-deputado Ricardo Bacha. Um dia depois, ainda revoltados com a morte de Oziel o grupo retornou à área.

Na última terça-feira (4) Joziel Gabriel, primo de Oziel, foi baleado no ombro na fazenda São Sebastião. Joziel está internado na Santa Casa com o projétil alojado na coluna. 

Temer veta projeto sobre negociação coletiva no serviço público
O presidente Michel Temer vetou integralmente o Projeto de Lei nº 3.831/15, aprovado pelo Congresso Nacional, que estabelecia normas para a negociaçã...
UFMS divulga edital do vestibular para ingresso em cursos de graduação
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta segunda-feira (18), edital do processo seletivo do vestibular para ingresso em cu...


Espero que não vejam o quanto os índios mandam neste país sem leis!
 
Caio Andrade em 06/06/2013 19:26:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions