ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Juiz determina desconto de contribuição para sindicato da área de saúde

Edivaldo Bitencourt | 29/05/2015 14:43

O juiz da 4ª Vara de Fazenda Pública, Alexandre Tsuyoshi Ito, determinou ao Governo do Estado que efetue o desconto da contribuição sindical dos funcionários da área de saúde. O pedido foi feito pelo Sintss (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul). O Estado deverá efetuar o desconto no salário e realizar o repasse à entidade sindical.

O sindicato alegou que o desconto de 1% do salário, que é realizado uma vez por ano, foi suspenso pelo Governo estadual sob o argumento de que não havia margem. Cerca de 100 servidores poderiam contribuir, segundo a ação do Sintss.

O Estado alegou que não havia margem nos salários dos funcionários para realizar o desconto, apesar da contribuição ser obrigatória. O principal argumento é de que os servidores já possuem muito desconto com o pagamento de empréstimos consignados.

O magistrado destacou que a contribuição sindical é compulsória e confederativa e só poderá ser feita por quem se filiar ao sindicato. Sobre o argumento do Estado, o juiz disse que não existe diferença entre servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.

No caso do desconto exceder a remuneração mensal do servidor, o pagamento de convênios mantidos por sindicatos ou associações de classe deve prevalecer sobre os demais descontos em folha.

Nos siga no Google Notícias