A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

13/05/2015 16:19

Juiz manda Governo pagar farda para todos os policiais e bombeiros de MS

Edivaldo Bitencourt
Governo foi condenado a fornecer farda gratuitamente a todos os militares (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)Governo foi condenado a fornecer farda gratuitamente a todos os militares (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

Sentença do juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, determina que o Governo do Estado a fornecer gratuitamente o uniforme para os policiais militares e bombeiros de Mato Grosso do Sul. Ele acatou pedido feito pela Associação Beneficente dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais dos Bombeiros Militares (ABSSMS).

O juiz manda que o Governo pague os uniformes de todos os policiais militares e bombeiros. Atualmente, o fardamento é fornecido gratuitamente para alunos, cabos e soldados. Os demais militares são obrigados a pagar do próprio bolso, apesar do uso da farda ser obrigatório.

Na ação, a entidade alegou que o tratamento dado pelo Estado é “desigual, ilegal e discriminatório”. Cita a Lei Complementar 053/1990, que garante o direito do uniforme por conta do poder público a todos os policiais militares, sem exceção.

O Governo alegou que a Lei Complementar 127/2008 regulamentou a questão e dá amparo legal para medida de só fornecer fardamento gratuito para os alunos, soldados e cabos. Também garante que não fere o princípio da isonomia e da legalidade.

“O policial ou bombeiro não tem a faculdade de usá-la, estando em serviço, seu uso é necessário e obrigatório”, argumentou Oliveira Filho. Ele destaca que todos são obrigados a usar a farda e não se pode tratá-los de forma desigual. Para o magistrado, a medida de não fornecer uniforme aos oficiais é inconstitucional.

Inicialmente, a associação pediu o fornecimento de fardamento apenas para os associados. No entanto, a sentença concede o benéfico para todos os militares. O Governo pode recorrer da sentença.

Curso de instrutor de trânsito do Detran oferece 50 vagas na Capital
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o curso de Formação de Instrutor de Trânsito e...
Mega-Sena acumula de novo e prêmio estimado sobe para R$ 43,5 milhões
Mais uma vez a Mega-Sena ficou sem vencedor na faixa principal e, com isso, a premiação acumulou e pode chegar a R$ 43,5 milhões no próximo concurso,...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions