ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Justiça determina que usina aplique recursos em programas assistenciais

Fabiano Arruda | 14/02/2012 17:59

Embasado em argumentos do MPF (Ministério Público Federal) e MPT (Ministério Público do Trabalho), o TRT 24º (Tribunal Regional do Trabalho) determinou que a Destilaria Centro Oeste Iguatemi, a Dcoil, destine investimentos em programas assistenciais destinados aos trabalhadores agrícolas e industriais.

Consta no acórdão, segundo informações do MPF, que “o impacto no mercado da agroindústria canavieira não pode servir de empecilho para a implantação do Plano de Assistência Social (PAS), uma vez que os interesses econômicos não podem suplantar os direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores, assegurados pela Constituição Federal”.

Os programas são previstos na Lei nº 4.870/65, que criou o PAS (Plano de Assistência Social) a ser fiscalizado e elaborado pela União. Visa promover ambiente de trabalho sadio com a melhoria das condições de saúde e higiene dos trabalhadores.

No total 15 ações judiciais propostas contra as usinas de açúcar e álcool instaladas em Mato Grosso do Sul estão em andamento na Justiça do Trabalho para cobrar a implementação de benefícios socioassistenciais, conforme o MPF.

Segundo dados divulgados pela Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) no início deste mês, a safra da cana de açúcar, finalizada no dia 31 de janeiro, empregou 116 mil trabalhadores, entre 29 mil postos direitos e 87 mil indiretos, e segue como um dos maiores empregadores em Mato Grosso do Sul.

Ainda conforme o MPF, a legislação obriga os produtores de cana-de-açúcar a aplicarem mensalmente percentuais incidentes sobre o preço oficial da produção equivalentes a 1% do valor total do açúcar produzido e comercializado, 2% do total do álcool produzido e comercializado e 1% do total de cana-de-açúcar produzida e comercializada.

Nos siga no Google Notícias