ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Justiça libera Estado de cursos em Unei em Ponta Porã

Redação | 18/11/2010 15:12

A 2ª Turma Cível decidiu hoje, por unanimidade, anular sentença de primeiro grau que obrigava o governo estadual a realizar cursos permanentes, de forma contínua e ininterrupta, para adolescentes infratores da UNEI (Unidade de Internação) de Ponta Porã.

Os desembargadores foram, inclusive, contra o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça que era favorável a obrigação.

O Ministério Público Estadual havia ingressado com ação civil pública contra o Estado de Mato Grosso do Sul, alegando ausência de cursos profissionalizantes na Unei de Ponta Porã. Em 1º grau o pedido foi para determinar a implementação de cursos profissionalizantes contínuos e regulares, mas o Estado recorreu.

A principal alegação foi de que só cabe ao Executivo e ao Legislativo definir políticas públicas e também justificou que tem assegurado o mínimo existencial diante da limitação de recursos, que a média de permanência dos internos é de seis meses, enquanto os cursos profissionalizantes que trazem melhor formação duram períodos maiores.

O relator do processo, desembargador Luiz Carlos Santini, esclareceu que Poder Judiciário exerce o controle judicial sobre atos do Poder Executivo, porém a sua competência restringe ao controle da legalidade e da legitimidade, o que não corresponde ao caso em questão, explica o TJ. (Informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça)

Nos siga no Google Notícias