ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Laboratório produzirá medicamento contra doença de Chagas para paciente infantil

Carolina Pimentel, da Agência Brasil | 02/12/2011 22:49

O Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), único fabricante mundial do remédio Benzonidazol, vai produzir comprimido contra a doença de Chagas específico para o paciente infantil. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o novo medicamento vai ajudar a evitar a interrupção do tratamento pediátrico, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente, os médicos fracionam o comprimido para adulto a fim de destiná-lo para o paciente infantil.

Dentro de 20 dias, o Lafepe também vai retomar a produção do Benzonidazol, interrompida em outubro por falta do princípio ativo usado na sua fabricação. Segundo o Ministério da Saúde, o laboratório privado Nortec, único fabricante do princípio ativo no país, entregou 338 quilos da matéria-prima, esta semana ao Lafepe. A quantidade é suficiente para a fabricação de 4,6 milhões de comprimidos ainda este mês. Ela será exportada para a Bolívia, Colômbia, Venezuela, Argentina, o Paraguai e Uruguai.

Desde 2008, o laboratório público usava o estoque de matéria-prima deixado pela empresa Roche, que parou de fabricar o comprimido por não ser lucrativo e transferiu ao governo brasileiro os direitos de produção do remédio. Com o fim do estoque, o governo fechou um acordo com o Nortec em maio deste ano. Mas, antes que o fornecimento começasse, a produção acabou sendo interrompida.

O Ministério da Saúde garante que a interrupção não causou desabastecimento a outros países. No entanto, a organização humanitária internacional Médicos sem Fronteiras, uma das responsáveis pela distribuição mundial do remédio, alegou que houve suspensão de novos diagnósticos no Paraguai e da implantação de novos projetos na Bolívia.

Nos siga no Google Notícias