A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

25/04/2013 07:33

Luiz Gonzaga assume como novo desembargador do TJMS

Carlos Martins
Novo desembargador Luiz Gonzaga assina termo de posse (Foto: Assessoria TJMS)Novo desembargador Luiz Gonzaga assina termo de posse (Foto: Assessoria TJMS)

Em um plenário lotado, foi empossado ontem a noite (24) como novo desembargador de Justiça de Mato Grosso do Sul o juiz Luiz Gonzaga Mendes Marques. O novo integrante do TJMS foi recebido pelo desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, que falou em nome dos demais pares. “Incumbiu-me o presidente desta Corte, desembargador Joenildo de Souza Chaves, da nobre missão de saudar o novo desembargador que toma posse e assente neste egrégio Tribunal Pleno. Sinto-me profundamente desvanecido por essa indicação, que ao mesmo tempo em que me envaidece, me enche o coração de alegria”.

Emocionado, o novo desembargador agradeceu aos que foram efetivamente importantes ao longo de sua carreira na magistratura. Durante seu discurso, ele citou pelo nome servidores, assessores, desembargadores e familiares, pessoas que lhe apoiaram em sua vida profissional. Ele rendeu homenagens aos desembargadores João Carlos Brandes Garcia, Marilza Lúcia Fortes e Nildo de Carvalho, a quem chamou de amigos e ressaltou os relevantes serviços prestados à Justiça sul-mato-grossense e à sociedade.

Com voz embargada, o agora Des. Luiz Gonzaga mencionou os pais falecidos, irmãos e outros familiares presentes e os que não puderem comparecer à cerimônia e dirigiu-se aos filhos, inspiração de todo seu esforço. “Vocês são o grande presente que Deus trouxe para a minha vida. Ter filhos do caráter e retidão de vocês é o maior orgulho para um pai”.

Por último, ele se dirigiu à sua esposa: “Por fim, minha esposa Maria Tereza, companheira de todos os momentos de minha vida, que sempre me deu amparo e apoio. Receba, pois, Maria Tereza, meu amor, um beijo neste momento de coroamento da minha vida profissional. Te amo muito. Faria tudo do mesmo jeito”. Em nome do Ministério Público falou a procuradora Irma Vieira de Santana e Anzoategui que, em um cumprimento simples e repleto de emoção, ressaltou as qualidades do novo membro da mais alta Corte de justiça sul-mato-grossense.

“Honrada com a designação para representar o MP nesta solenidade, faço-o, em verdade, com extrema satisfação e orgulho, por poder prestigiar a chegada ao mais posto de carreira de amigo tão querido e respeitável, magistrado altamente credenciado a vir servir a justiça nesta casa, que é o Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques”, disse ela.

Representando a Defensoria Pública, a defensora Nancy Gomes também ressaltou as qualidades do empossando. Embora não tenha trabalhado diretamente com ele enquanto juiz, ela relatou o que ouviu dos colegas que tiveram a oportunidade de trabalhar ao lado de Gonzaga.

“Todos disseram que o magistrado reúne valores que definem homens cristãos e que devem definir um julgador. Temos certeza de que continuará com postura digna nesta Corte e homem, probo, que ganhou o respeito da Defensoria Pública. Com sua merecida promoção a desembargador ganha esta Corte, ganha a população, ganham as demais instituições que compõem a justiça. Receba em nome dos defensores de MS e da Defensoria uma placa como forma de reconhecimento por uma vida dedicada à magistratura”.

Saudando o Des. Luiz Gonzaga em nome da classe de advogados falou André Xavier Machado. Representando a OAB/MS que congrega mais de 11 mil profissionais declarou que Gonzaga possui predicados excepcionais. Em sua explanação expôs algumas preocupações da classe, citou o mensalão, a morosidade da justiça brasileira, mas ressaltou os benefícios do processo eletrônico implantado na justiça de MS.

“Alcançar o cargo de desembargador se não é o maior orgulho de um juiz é o maior desafio para quem escolheu distribuir justiça. A OAB/MS o parabeniza pela promoção e acredita que nesta Corte terá a mesma determinação, retidão e sabedoria que sempre mostrou como juiz. Os advogados confiam plenamente em sua atuação. Parabéns!”.

Além de juízes de comarcas do interior e da Capital, juízes e desembargadores aposentados, autoridades municipais,estaduais e de outros estados brasileiros.

(Com Assessoria TJMS)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions