A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

10/05/2014 18:49

Mães chefiam 313 mil lares em MS e sorriso de filhos alimenta disposição

Lidiane Kober
Mãe de dois filhos, Claudinéia paga todas as contas do lar. (Foto: Marcos Ermínio)Mãe de dois filhos, Claudinéia paga todas as contas do lar. (Foto: Marcos Ermínio)

Em Mato Grosso do Sul, 313 mil mães chefiam os lares e se contentam com o sorriso dos filhos para encontrar disposição no corre-corre diário. Com tripla jornada, elas não contam com o apoio dos pais e sustentam sozinha a casa.

De acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2012, 910 mil famílias residem no Estado, das quais 313 mil são as mulheres quem pagam as contas do mês, totalizando 34,39%.

Claudinéia da Silva, de 36 anos, é um desses exemplos. Sem a ajuda de ninguém, ela paga todas as contas do lar. Mãe de dois filhos, uma menina de 6 e um rapaz de 18, ela bate ponto em seu trabalho às 7 horas e atua até às 17, na função de serviços gerais.

“Comecei a trabalhar deste os 15 anos e fui mãe muito cedo, então, aprendi a ser independente”, comentou. Para Claudinéia, a maior alegria é “não deixar faltar nada em casa”.

Indagada sobre de onde tira forças para pegar pesado o dia todo longe de casa e ainda dar conta dos serviços domésticos, ela não demorou a responder e atribuiu a força ao “sorriso dos filhos”.

Separada, Claudinéia não ganha pensão do ex-marido e já cansou de correr atrás do benefício. Seu filho mais velho, estuda e começou a trabalhar há pouco tempo, mas, por enquanto, ela dispensa a ajuda para ele poder curtir um pouco o salário.

O único reforço vem da avó, que cuida da menina de 6 anos, no horário de serviço de Claudinéia. “Graças a Deus, com muito esforço consegui comprar minha casinha e não preciso pagar aluguel”, comemorou ela, que mora no Bairro Estrela Parque, em Campo Grande.

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions