ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Mais de 100 mil famílias podem pagar mais barato na energia no Estado

Vinícius Squinelo | 27/11/2013 20:02
Campo-grandense tem direito a benefício, mas não sabe (foto: João Garrigó)
Campo-grandense tem direito a benefício, mas não sabe (foto: João Garrigó)

Cerca de 100 mil famílias de Mato Grosso do Sul podem ter acesso à descontos na conta de energia elétrica, através da chamada tarifa social. Mesmo sem saber, os consumidores têm direito a fatura 65% menor, o que pode dar um alívio nas contas mensais.

“Não sabia desse desconto não, mas eu iria atrás na hora se tiver mesmo direito”, comentou Edison Claudio Luiz, 32 anos, e morador do Jardim Noroeste, em Campo Grande.

Para ter direito ao benefício, o consumidor deve ter número de inscrição em programas sociais do governo. Como até agora não procuraram a Enersul, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 74 das 79 cidades do Estado, estão pagando a tarifa convencional mensalmente pelo consumo de energia tarifa convencional. O NIS (Número de Inscrição Social) é o principal requisito para uma família fazer o cadastramento na Concessionária e passar a ter o consumo da energia elétrica faturado pela chamada tarifa baixa renda.

No caso de Edison, por exemplo, a família tem direito ao desconto, mas não sabe. Ele é carpinteiro e a mulher dona de casa, e ela recebe o bolsa família, programa social que exige o NIS, “porta de entrada” do benefício na conta de energia.

“Nossa, é um desconto bom demais se vier mesmo, tudo só aumenta, um preço menor ajuda muito”, comentou Edison, pai de quatro crianças.

Edison comemora possibilidade de economizar nas contas (foto: João Garrigó)
Edison comemora possibilidade de economizar nas contas (foto: João Garrigó)

Programa – O programa da tarifa social foi criado para ajudar as pessoas de baixo poder aquisitivo, a ter o custo menor na energia elétrica. Os descontos são aplicados de acordo com a faixa de consumo: 65% para os primeiros 30 kWh, 40% no intervalo de 31 a 100 kWh e, para a faixa de consumo até 220kWh, 10%.

Até o final deste mês de novembro a Enersul estima que, pelo menos, 190 mil clientes vão contar com esse benefício, e estarão pagando uma conta de energia bem mais barata. Esse número, que representa mais de 20% do total de clientes da Enersul, é resultado de campanhas que a Concessionária realiza para informar os direitos do consumidor de energia.

Para que ainda não tem o NIS o caminho é procurar a Secretaria de Ação Social do município onde mora e verificar se enquadra nos requisitos do programa. Depois de entrar para esse cadastro social ganhar a tarifa baixa renda é simples e rápido. De posse do NIS basta ir a qualquer loja de atendimento da Concessionária levando os documentos pessoais e uma conta de energia elétrica da sua residência e solicitar o benefício.

Como fazer? Para agilizar o cadastramento do cliente baixa renda, a Enersul dispõe de estrutura de atendimento nas 74 cidades de sua área de concessão. Além disso, todos os colaboradores estão orientados quanto às regras do programa e ainda atuando como multiplicadores dessas informações nas comunidades onde prestam serviço. O empenho da distribuidora é para que nenhuma família, com direito ao benefício, fique fora do programa tarifa social baixa renda.

Nos siga no Google Notícias