ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Mais de 12,5 mil alunos da educação básica participam da Prova Brasil

Testes e questionários socioeconômicos serão aplicados em 94 escolas públicas da Capital entre hoje (23) e sexta-feira (27).

Anahi Gurgel | 23/10/2017 13:20
Fachada da Escola Municipal Nerone Maiolino, no Jardim Vida Nova. Mais de 12,5 mil alunos da Reme participam da Prova Brasil. (Foto: Divulgação)
Fachada da Escola Municipal Nerone Maiolino, no Jardim Vida Nova. Mais de 12,5 mil alunos da Reme participam da Prova Brasil. (Foto: Divulgação)

Os mais de 12,5 mil alunos matriculados nos 5º e 9º anos da Reme (Rede Municipal de Ensino (Reme) estão participando, nesta semana, da Prova Brasil, que integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica, do MEC (Ministério da Educação). O exame será aplicado até até sexta-feira (27), em 94 escolas de Campo Grande.

A prova é aplicada a cada dois anos e traz testes padronizados e questionários socioeconômicos com o objetivo de analisar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Seus resultados, que serão divulgados no segundo semestre de 2018, irão integrar o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da Capital.

A avaliação contempla também os estudantes da escola agrícola “Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo”, matriculados no Ensino Médio, além de professores e diretores das escolas participantes, que poderão responder ao questionários para que as equipes do MEC coletem dados demográficos, traçando o perfil profissional e as condições de trabalho.

Os testes foram elaborados para que seja possível avaliar os alunos em relação à língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática. No questionário socioeconômico, os alunos informam sobre fatores que podem estar associados ao desempenho escolar.

Em todo o País, 6,5 milhões de alunos irão fazer a prova. Esta é a primeira vez que os alunos da terceira série da rede pública também serão avaliados. A participação dos estudantes das escolas privadas é voluntária.

Levantamentos – Com o propósito de contribuir para o alinhamento das políticas pedagógicas, 9.285 alunos dos 3º anos do ensino fundamental da Reme passaram por outra avaliação no mês de maio, proposta pela Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Com focos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, o objetivo foi levantar informações sobre o desenvolvimento dos alunos em relação à alfabetização nessas duas disciplinas, possibilitando a direção de medidas para uma aprendizagem de qualidade.

Nos siga no Google Notícias