A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

25/03/2015 16:34

Mato Grosso do Sul tem 7 cidades que se misturam, cinco delas na fronteira

Priscilla Peres

Mato Grosso do Sul tem 7 arranjos populacionais, ou seja cidades rodeadas por outras menores, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada hoje. Dessas, cinco estão localizadas na fronteira, o que representa o segundo maior número de arranjos fronterícios entre os estados.

De acordo com a pesquisa, os arranjos populacionais são agrupamentos de dois ou mais municípios com forte integração populacional, devido aos movimentos pendulares para trabalho ou estudo. Isso significa que muitas pessoas vão até cidades vizinhas diariamente para trabalhar ou estudar.

No Estado os cinco arranjos fronterícios estão nas cidades de Ponta Porã/Pedro Juan Cabalero, Corumbá/Puerto Quijarro, Coronel Sapucaia/Capitan Bado, Paranhos/Ypejhú e Bela Vista/Bela Vista Norte.

As regiões Norte e Centro-Oeste possuem 11 arranjos populacionais em conjunto. Desses, cinco em Mato Grosso do Sul, sendo o segundo e quarto maior do país, Ponta Porã (166.061 habitantes) e Corumbá (151.432 habitantes).

Assim como em Uruguaiana (RS), Corumbá é o principal município articulador de seu arranjo, assim como Ponta Porã se assemelha ao de Sant’Ana do Livramento (RS), uma vez que articula seu arranjo conjuntamente com Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Os outros arranjos de Mato Grosso do Sul são Aquidauana e Anastácio e Jardim e Guia Lopes da Laguna. Os dados do IBGE são referentes a 2010 e mostram que na época, 55,9% da população brasileira morava em formação de arranjos.

A pesquisa ainda mostra que Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Palmas (TO) são as únicas capitais estaduais que não formam arranjos populacionais e por isso são considerados municípios isolados.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...


Uruguaiana fica no RS, Rio Grande do Sul e não no Paraná (PR), Santana do Livramento também fica no Rio Grande do Sul (RS)

vai aqui uma lista com os estados e suas siglas

Rio Grande do Sul (RS)
Santa Catarina (SC)
Paraná (PR)
São Paulo (SP)
Minas Gerais (MG)
Rio de Janeiro (RJ)
Espírito Santo (ES)
Mato Grosso do Sul (MS)
Mato Grosso (MT)
Goiás (GO)
Distrito Federal (DF)
Tocantins (TO)
Pará (PA)
Amazonas (AM)
Amapá (AP)
Roraima (RR)
Rondônia (RO)
Acre (AC)
Alagoas (AL)
Bahia (BA)
Ceará (CE)
Maranhão (MA)
Paraíba (PB)
Pernambuco (PE)
Piauí (PI)
Rio Grande do Norte (RN)
Sergipe (SE)
 
estudante em 26/03/2015 03:56:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions