ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mato Grosso do Sul teve 97% dos processos trabalhistas julgados em 2014

Michel Faustino | 06/03/2015 11:32
Números foram apresentados na manhã de hoje. (Foto: Marcelo Calazans)
Números foram apresentados na manhã de hoje. (Foto: Marcelo Calazans)

Correição periódica ordinária realizada no TRT-MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul) da 24ª Região do dia 02 a 06 de março apontou que 97% dos processos trabalhistas de 1º e 2º foram julgados em Mato Grosso do Sul.

O levantamento apontou ainda números “animadores” quanto ao volume de conciliações: 43%. O Estado superou a média nacional que é de 39%.

Dos 33.762 processos recebidos, que tramitaram em 1º grau, 29.047 foram julgados. E em 2º grau, dos 10.089, 9.834 foram julgados.

Para o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, os números positivos elevam o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região a status de “modelo” a ser seguido por outros tribunais do país.

“Os números são animadores quanto ao trabalho do TRT-MS. São boas praticas que devem ser disseminadas como modelo para os outros tribunais”, ponderou.

Porém, o ministro ressaltou Mato Grosso do Sul também sofre com um problema enfrentado em todo o país que é o “congestionamento” dos processos que tramitam em 1º grau.

“O congestionamento dos processos em 1º grau é um problema nacional que muitas vezes é ocasionada pela execução. Isso ocorre porque trata-se da porta de entrada e saída e há um entrocamento muito grande nesta via de mão dupla”, completou.

Algumas recomendações foram feitas, entre elas a que determina um encurtamento no prazo para distribuição dos processos.

Conforme o presidente do TRT-MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, todas recomendações serão atendidas dentro da “viabilidade”.

Correição - Durante os cinco dias de correição, foram examinados os dados relativos aos sistemas e-Gestão e PJe-JT, as informações prévias encaminhadas pela administração do Tribunal Regional, a atual situação do TRT, aspectos que podem ser melhorados, as condições e as peculiaridades do trabalho na região, além das boas práticas desenvolvidas pelo Tribunal.

TRT-MS- O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região com jurisdição no Estado do Mato Grosso do Sul, é composto por 8 desembargadores. No primeiro grau, há 52 juízes, dos quais 25 são titulares de varas do trabalho e 27 são substitutos, distribuídos nas 26 varas do trabalho da Região.

Nos siga no Google Notícias