A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

08/11/2010 08:06

MEC estuda reaplicar Enem para alguns candidatos

Redação

Os candidatos que tiveram problemas com o caderno de provas de cor amarela do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no primeiro dia do teste (06/11), poderão refazer a avaliação caso tenham sido lesados.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recebeu a informação de que algumas provas amarelas de um lote específico tiveram problema de montagem e portanto não continham todas as 90 questões.

Calcula-se que o problema ocorreu em menos de 1% do total das provas, o que totaliza cerca de 20 mil cadernos. No entanto, o Inep pondera que esta medida só será adotada em "em último caso".

Leitora do Campo Grande News , Cristiane Goulart, enviou e-mail para reclamar da organização do exame.

"Depois de pagar fortunas para a gráfica, após fraude nas últimas provas, fazer uma coisa dessas. Tem de aplicar de novo sim as provas do Enem porque tumultuou tudo. Fiquei muito nervosa, perdi o ritmo da prova porque não entendi a lógica das cores", diz.

Para evitar cola, o Inep faz versões diferentes da prova, cada uma identificada por uma cor. Neste ano foram adotadas azul, amarelo, branco e rosa. As questões são as mesmas, mas organizadas em ordem distinta. Em cada local há uma reserva técnica de 10% de provas. Segundo o Inep, a maioria dos estudantes prejudicados pôde trocar o caderno. Por isso, a instituição acredita que seja pequeno o número de estudantes que precisarão refazer o exame.

No ano passado, o Inep teve que reaplicar a prova para alunos de uma escola no Espírito Santo que ficou alagado no dia do Enem. Esses candidatos fizeram o exame junto com a aplicação feita para os presidiários posteriormente. Neste ano, a prova dos presídios está marcada para 6 e 7 de dezembro e uma das possibilidades é que os candidatos da prova amarela sejam reavaliados nesta data.

Para o presidente do Inep, Joaquim Soares Neto, os problemas com as provas amarelas e o erro de impressão da folha de respostas não comprometeram o exame, que ele classificou como "um sucesso". (Com informações da Agência Brasil).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions