A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

18/11/2010 11:07

Medida oficializa retirada da saúde indígena da Funasa

Redação

Foi oficializada hoje, no Diário Oficial da União, a transferência de 114 funcionários lotados no setor de Saúde Indígena da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Mato Grosso do Sul para o Ministério da Saúde.

A medida oficializa a medida do Governo Federal que tirou da Funasa a responsabilidade por cuidar da saúde dos índios. Os funcionários que eram lotados no setor no Estado agora vão ocupar cargos na SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

O atual chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena), Nelson Carmelo Olazar, que está à frente da Saúde Indígena no Estado desde maio de 2007, foi nomeado na chefia substituta do Distrito Sanitário da SESAI em Mato Grosso do Sul.

A nova secretaria foi aprovada por unanimidade no Senado Federal no 3 de agosto e regulamentada pois dois decretos publicados no dia 19 de outubro, transferindo as ações da Saúde Indígena ao Ministério da Saúde.

O saneamento básico e ambiental, assim como a preservação de fontes de água limpa, construção de poços ou captação à distância nas comunidades sem água potável, construção de sistema de saneamento, destinação final ao lixo e controle de poluição de nascentes passam a ser atribuições da nova Secretaria.

"Hoje é um dia especial para todos os servidores da Funasa que atuam direta ou indiretamente na Saúde Indígena, pois marca a transferência oficial destas atribuições ao Ministério da Saúde, as quais fomos responsáveis por mais de uma década, desenvolvendo um trabalho considerado hoje modelo para todo o país.

Governo altera datas de teste físico de concurso da Polícia Civil
Foram alteradas as datas para realização da avaliação de aptidão física dos candidatos que continuam a participar do conurso público para escrivão e ...
Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions