ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Medida oficializa retirada da saúde indígena da Funasa

Redação | 18/11/2010 11:07

Foi oficializada hoje, no Diário Oficial da União, a transferência de 114 funcionários lotados no setor de Saúde Indígena da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Mato Grosso do Sul para o Ministério da Saúde.

A medida oficializa a medida do Governo Federal que tirou da Funasa a responsabilidade por cuidar da saúde dos índios. Os funcionários que eram lotados no setor no Estado agora vão ocupar cargos na SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

O atual chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena), Nelson Carmelo Olazar, que está à frente da Saúde Indígena no Estado desde maio de 2007, foi nomeado na chefia substituta do Distrito Sanitário da SESAI em Mato Grosso do Sul.

A nova secretaria foi aprovada por unanimidade no Senado Federal no 3 de agosto e regulamentada pois dois decretos publicados no dia 19 de outubro, transferindo as ações da Saúde Indígena ao Ministério da Saúde.

O saneamento básico e ambiental, assim como a preservação de fontes de água limpa, construção de poços ou captação à distância nas comunidades sem água potável, construção de sistema de saneamento, destinação final ao lixo e controle de poluição de nascentes passam a ser atribuições da nova Secretaria.

"Hoje é um dia especial para todos os servidores da Funasa que atuam direta ou indiretamente na Saúde Indígena, pois marca a transferência oficial destas atribuições ao Ministério da Saúde, as quais fomos responsáveis por mais de uma década, desenvolvendo um trabalho considerado hoje modelo para todo o país.

Nos siga no Google Notícias