A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

06/12/2010 17:22

Ministério confirma quatro cidades de MS em alerta para a dengue neste verão

Angela Kempfer

Atualização dos resultados LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) confirma alerta para a doença em 4 municípios de Mato Grosso do Sul.

Jardim tem o maior índice, 2,2, seguido por Ponta Porã - 1.8, Corumbá - 1,5 e Paranaíba - 1,1.

Campo Grande e Dourados, que sofreram com a dengue neste ano, têm índices considerados favoráveis, com 0,7 e 0,6, respectivamente.

O presidente Lula fez nesta segunda-feira pronunciamento sobre a preocupação com a doença. Há três semanas, os dados preliminares foram divulgados.

Entre os 370 municípios que já realizaram o levantamento, 24 estão em risco de surto – incluindo duas capitais: Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Estes municípios registraram a presença de larvas do mosquito em mais de 4% das residências pesquisadas.

Os municípios em situação de alerta, com índice de infestação entre 1% e 3,9%, são 154, incluindo 14 capitais. Outras 192 cidades brasileiras estão em situação satisfatória, com focos de larvas em menos de 1% das residências.

Lula fez um alerta aos governadores e prefeitos sobre a necessidade de os gestores levarem em conta os resultados do LIRAa e desenvolverem ações imediatas de combate ao mosquito e, assim, evitar o aumento do número de doentes e mortos.

O alerta foi feito durante evento de anúncio das obras do PAC II, no Palácio do Planalto, a pedido do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Das 427 cidades que se propuseram a fazer o LIRAa, o ministério aguarda a consolidação dos dados em 127.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions