ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Ministério da Saúde habilita 10 laboratório do MS a realizarem o papanicolau

Ludyney Moura | 17/09/2014 14:50

O Ministério da Saúde autorizou, esta semana, a habilitação de 10 laboratórios de Mato Grosso do Sul, a realizarem, pelo SUS (Sistema Único de Saúde) exames de papanicolau, que detecta o câncer de colo de útero, também conhecido como citopatológicos.

Além de Campo Grande, Três Lagoas e Naviraí foram alcançadas com a medida, publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (15). Outros 586 laboratórios em 20 Estados do Brasil ganharam habilitação pelo programa QualiCito (Qualificação Nacional em Citopatologia), em um investimento de R$ 19 milhões, apenas em 2014.

A ampliação da rede de exames papanicolau é vista pelo Governo Federal como uma ação estratégica para o rastreamento do câncer do colo do útero. Segundo o Ministério da Saúde, o procedimento dever ser feito na faixa etária dos 25 aos 64 anos, que concentra a maior ocorrência das lesões de alto grau, passíveis de serem efetivamente tratadas para não evoluírem para o câncer.

Para receber a habilitação, os laboratórios serão obrigados a seguir nove indicadores de qualidade, dentre eles, o tempo médio de liberação dos exames, que não deve ultrapassar 30 dias a partir da entrada do material. Eles também receberão aumento no valor dos incentivos de custeio dos exames. São 10% de incremento no valor dos testes realizados na faixa etária prioritária, 5% nos testes fora da faixa etária prioritária e 30% na reavaliação das lâminas.

O Ministério escolheu laboratórios que já prestam serviços ao SUS, com a realização de exames citopatológicos, os chamados Tipo I, e aqueles que refazem às análises para comprovação dos resultados, Tipo II. Ainda segundo a pasta, entre 2011 e o ano passado pelo menos 32,4 milhões de mulheres fizeram o papanicolau no país, ao custo de R$ 216,6 milhões.

Confira a lista de laboratórios habilitados em Mato Grosso do Sul

Nos siga no Google Notícias