ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Ministério da Saúde muda data e vacinação contra gripe será realizada em maio

Michel Faustino | 15/04/2015 16:45

Tradicionalmente realizada no mês de abril, este ano a campanha nacional de vacinação contra a gripe acontecerá de 4 a 22 de maio, por determinação do Ministério da Saúde, sendo 9 de maio o Dia D de mobilização nacional. Em Mato Grosso do Sul o objetivo é atingir 661 mil pessoas dentro do público-alvo, sendo a meta de 80% desde total. Na Capital, 185 mil devem receber a vacina.

De acordo com a chefe do serviço de imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Cássia Tiemi Kanaoka, a mudança na calendário não deve trazer prejuízos ao processo de imunização. Segundo ela, ao receber a vacina a pessoa já estará imunizada em até duas semanas.

“Mesmo com a mudança da data a vacinação vai acontecer antes do inverno, período em que as pessoas ficam mais vulneráveis a doenças em virtude da mudança na temperatura. E com isso, vai ser possível que até todos estejam imunizados”, completou.

Público alvo - Além de pessoas com 60 anos ou mais de idade, serão imunizados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Doença - A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção. Daí a importância da imunização, que tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação

Nos siga no Google Notícias