A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

27/11/2015 21:23

Ministério do Paraguai confirma 6 casos de zika em Pedro Juan

Flávio Paes

Há seis pacientes com sintomas do zika-vírus em Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira com o Brasil através de Ponta Porã. A maioria dos infectados, segundo o Ministério da Saúde Pública do Paraguai,  são adultos. Conforme o site Dourados News, Maria Teresa Barán, representantes do Ministério,  os exames foram realizados com pessoas que há um mês estão com febril alta. Uma equipe estaria de prontidão na cidade desenvolvendo estratégias para amenizar a situação. “Nesse momento existe uma equipe em Pedro Juan Caballero para fortalecer os cuidados com a nova doença”, disse, em nota. 

Além da cidade, Ciudad del Este e Concepción, também apresentaram casos parecidos que são analisados.
De acordo com o médico infectologista Júlio Croda, o fato do vírus ter se manifestado no município paraguaio, aumenta, e muito a possibilidade de moradores de Ponta Porã e também Dourados, terem contraído a doença. “As cidades são muito próximas, então existe essa possibilidade do zika estar circulando nesses locais”, contou ao Dourados News nesta sexta-feira.

INVESTIGADO
Na semana passada, um caso suspeito do vírus começou a ser investigado em Dourados, após uma criança nascer com microcefalia.  A  mãe da criança eria apresentado sintomas do zika-vírus após  ter viajado a Rondônia, em abril deste ano. 

Em nota, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município alegou que vários exames foram solicitados tanto para a mãe, quanto à criança, na intenção de saber se existe ou não ligação com a doença. O zika-vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito responsável pela dengue e a chikungunya e os sintomas são bastante parecidos.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions