A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

14/10/2013 10:05

Ministério seleciona 3 municípios de MS para acesso livre à internet

Aline dos Santos

O Ministério das Comunicações selecionou mais três municípios do Estado para receber o projeto Cidades Digitais: Aquidauana, Sidrolândia e Terenos. Todos têm menos de 50 mil habitantes.

Conforme portaria assinada pelo ministro Paulo Bernardo, a lista de municípios traz os selecionados dentre os que se inscreveram entre 4 de fevereiro e 5 de março de 2013. Esta é a segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O programa atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

Menor cidade dentre as contempladas pela portaria em Mato Grosso do Sul, Terenos tem desde 2009 um projeto de informatização pronto para sair do papel.

“Tivemos um tempo bastante generoso para elaborar. Mas, primeiro era concorrência. Concorremos com Corumbá, Três Lagoas, Dourados, Paranaíba. Cidades muito fortes em relação à nossa, ao nosso pode de contrapartida”, afirma o controlador-geral e chefe do setor de convênios, Cleber Borges.

Para ele, pesou a favor do município o fato de Terenos ter o projeto UCA (Um Computador por Aluno). Os estudantes têm acesso à internet nos computadores portáteis. No entanto, o acesso segue um padrão pedagógico, ou seja, não é livre.

Pela proposta do município, a internet gratuita e de uso livre deve ser oferecida em praças públicas. O projeto da Prefeitura de Terenos também inclui a instalação de terminais em diversos pontos da cidade, como mercados e padarias, para que o cidadão possa agendar consultas ou, por exemplo, acompanhar o desempenho escolar do filho.

Atualmente, a população tem acesso a internet em computadores instalados na biblioteca municipal e na biblioteca do Sesi. Terenos tem 18.942 habitantes e fica a 25 km de Campo Grande. Segundo o Ministério das Comunicações, os municípios serão convocados para assinatura do acordo de cooperação.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...


MARAVILHA O PROJETO, MAS NÃO ESTENDE ATÉ ASSENTAMENTO NÃO, A IDÉIA É ACABAR COM OS ASSENTAMENTOS POR MEIO DE REOFORMA AGRARIA, SE ESTENDER BENEFICIOS ATÉ OS ASSENTADOS ELES NÃO VÃO LARGAR O OSSO NUNCA
 
MOACIR CAFARO em 14/10/2013 17:05:58
SERA UMA BOA .TERA QUE SE ESTENDER NOS ASSENTAMENTOS QUE SAO MUITOS .AKI EM TERENOS. E NAS COLONIAS .PONTO DO GREGO E NAS LOCALIDADE MAIS DISTANTE DO MUNICIPIO PARA SER USADA TAMBEM COM AGENDAMENTO NO POSTO DE SAUDE .DO NOSSO MUNICIPO .
 
JAIR REIS / XIKINHO 9953-4203 /3320 -2200 em 14/10/2013 12:03:30
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions