A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

19/07/2010 08:20

Missão de Paz fará treinamento no aeroporto e bairros

Redação

Realizado de hoje até o dia 30, o treinamento dos 810 militares que vão atuar na Missão de Paz no Haiti inclui exercícios no Aeroporto Internacional de Campo Grande, Praça do Papa e bairros José Abrão e Vila Popular.

No aeroporto e na praça, os militares, identificados pela capacete azul das tropas da ONU (Organização das Nações Unidas,) vão se preparar para garantir a segurança de autoridades, como presidentes e ministros, que visitarem o Haiti.

Nos bairros, a partir da semana que vem, serão realizadas ações de patrulhamento. De acordo com o major Alexandre Petrini Leonardo, o Centro de Operações de Paz do Brasil vai enviar 130 homens para exercícios de simulação nos bairros.

"Eles vão atuar na figuração para não envolver a população. E os tiros de festim só serão disparados em ambientes fechados para não causar pânico à população", salienta.

Na tarde de hoje, o foco será o treinamento do creole, língua falada no Haiti. Os militares vão conversar com um haitiano para ações de abordagem. "O objetivo é promover a segurança da população. Além das ações humanitárias, com distribuição de alimentos, água", afirma o major.

O processo para formar o contingente começou há quatro meses. Após a seleção, os voluntários passaram por avaliação psicológica e física. De hoje até o dia 30, o grupo participa da fase final do treinamento, que pretende reproduzir em Campo Grande situações que os militares vão enfrentar no Haiti.

O Haitti é o país mais pobre das Américas e em janeiro foi devastado por um terremoto que causou mais de 200 mil mortes.

Do efetivo, 517 militares são de Mato Grosso do Sul, sendo 88 de Campo Grande. O embarque da tropa terá início no dia 15 de agosto. Serão sete viagens até o dia 2 de setembro.

Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar (provisória) que havia pr...
Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions