A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

29/04/2011 11:48

Movimento negro de SP protesta contra agressão nas Lojas Americanas

Francisco Júnior

Protesto vai acontecer no dia 1º de maio

Márcio Antonio de Souza foi espancado pelo segurança das Lojas AmericanasMárcio Antonio de Souza foi espancado pelo segurança das Lojas Americanas

O movimento negro Educafro (Rede de Pré-vestivulares Comunitários e Educação para Afrodecentes e Carentes) vai realizar um protesto contra a agressão sofrida pelo vigilante Márcio Antonio de Souza, 33 anos, dentro das Lojas Americanas em Campo Grande.

O protesto será realizado na capital paulista no próximo dia 1º, Dia do Trabalhador. Membros do movimento irão ocupar uma das filiais da loja na cidade. “Esse é um dos casos de violência contra negro que ganhou repercussão. Mas, esse tipo de situação acontece todos os dias no país”, afirmou o diretor do Educafro, Frei David Raimundo dos Santos.

No site da rede consta uma convocação para os integrantes participarem do protesto. “Educafro convoca todos os seus guerreiros/as para que juntos mostremos nosso descontentamento diante exclusão do povo negro”.

Além de protestar contra o espancamento do vigilante, conforme consta no site, o objetivo do manifesto também é fazer com que a loja proporcione treinamento para os funcionários da segurança e demais funcionários; contrate negros/as em cargos de chefia; e coloque nas prateleiras pelo menos 20% de bonecas negras.

Caso - Márcio Antonio de Souza foi espancado pelo segurança das Lojas Americanas, Décio Garcia de Souza no último dia 23. A vítima foi acusada de furtar ovos de páscoa de dentro da loja.

A polícia instaurou inquérito para apurar o caso.



Infelizmente a abolição da escravatura ocorreu ha tanto tempo a tras ,mas ainda ha discriminação racial, o que nos arremete pensar que os brasileiros , ao invés de olhar a nossa historia e mudar e projetar um futuro bem melhor,alguns estão olhando e desejando o passado deste país ,infelizmente deste jeito podemos até subir para a categoria de 1 mundo,porem a mentalidade de muitos será como de pessoas presas ao passado(mentalidade de um país ainda pobre, querendo se subdesenvolver1!!)
 
Reinaldo Costa em 04/05/2011 02:34:23
E Brasil colônia, não muda nunca!
 
Pedro de Lara em 02/05/2011 06:43:15
Nós negros não deicharemos qualquer ato de racismo ficar impune, lutamos pela igualdade racial e vamos fazer valer o art 5 da Constituição Federal . O Brasil e o país a onde se esconde o racismo, lutamos por igualdade, Ações Afirmativas já viva Zumbi do Palmares e todos os negros brasileiros.
 
claudinei raimundo ferreira em 01/05/2011 02:11:17
Não acho que este caso possa ser enquadrado como racismo. Eu acredito se tratar de "preconceito contra pobre". Acusar alguém de furto sem que exista evidencia isso sim é crime e não mostra algum tipo de racismo. Aliás, somos praticamente todos descendente de negros e índios no Brasil. O que deve ser criado no Brasil, é uma lei que criminalize não o racismo ou a homofobia, mas todo tipo de agreção contra seu semelhante. Aí sim fará valer a “isonomia”, artigo 5º da nossa constituição. “Todos somos iguais perante a lei...”,
 
Carlos Eduardo em 30/04/2011 09:41:57
só existe uma diferença entre um vaso sanitario cheio e um racista ,é o vaso.
 
francisco da silva em 30/04/2011 08:38:20
Acho um absurdo qquer tipo de discriminação, infelizmente o que mais vemos são pessoas preconceituosas e racistas...é uma pena pois todos somos iguais, detentores de qualidades e defeitos.

Temos que dar um basta nas frases racistas, nas piadas racistas, cenas em novelas, comerciais, músicas, enfim tudo que leva a deboche, discriminação e preconceitos.

Não devemos mais aceitar nenhum tipo de humilhação e violência contra os negros ou homossexuais, lésbicas, travestis, portadores de doenças especiais, entre outras, temos o dever de denunciar estes abusos, só assim garantiremos um país livre de verdade.
Devemos ensinar nossos filhos a respeitar o próximo, exatamente como ele é.
 
Sonia Lidone em 29/04/2011 01:52:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions