A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

05/02/2014 14:28

MPE reunirá promotores para traçar estratégias do Programa Brasil Transparente

Bruno Chaves

Mais de 60 promotores de Justiça atuantes na área do Patrimônio Público irão se reunir no MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) durante encontro de trabalho sobre o Programa Brasil Transparente, da CGU (Controladoria Geral da União). A reunião acontecerá na sexta-feira (7), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, às 13h30.

Representantes do MPF (Ministério Público Federal) e da CGU do Estado participarão da reunião, segundo a assessoria de imprensa do MPE/MS. Este será o segundo encontro com a participação de todos os Promotores de Justiça que atuam na área do Patrimônio Público para tratar a questão de transparência em Mato Grosso do Sul. A primeira foi realizada em outubro de 2013.

Após o primeiro encontro, trabalho realizado pela CGU com o intuito de conhecer a realidade das cidades do Estado concluiu que a situação dos municípios de Mato Grosso do Sul não é “nada boa” em relação à transparência da gestão e gastos do dinheiro público.

Essa conclusão foi documentada e o relatório será colocado em discussão no encontro dessa semana. Os integrantes da reunião pretendem traçar estratégias de atuação para mudar o cenário preocupante, conforme explicou a promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal dos Santos.

Projeto – Buscando implantar a criação e implementação dos sites de transparência e de serviços de informação ao cidadão, em atendimento as leis de Transparência e de Acesso à Informação, o Projeto Brasil Transparente tem como objetivo fomentar e efetivar a transparência ativa e passiva dos municípios brasileiros.

Em parceria com o MPF e a CGU, o MPE/MS vai ajudar as cidades sul-mato-grossenses a integrar o programa. Para a promotora Cristiane, a cobrança de mais transparência nos órgãos públicos tem aumentado em ritmo bastante acelerado nos últimos anos.

Ainda conforme Cristiane, poucos municípios do Estado aderiram ao Programa Brasil Transparente. Para que a Lei de Transparência e a Lei de Acesso à Informação sejam cumpridas, promotores de Patrimônio Público e Social se empenharão na questão.



O próprio MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) mascara as informações, o ultimo lançamento de remuneração no PORTAL DE TRANSPARÊNCIA do MPE/MS é de maio/2013 e só da para ver pela matricula e não pelo nome.
 
Ronaldo Souto em 05/02/2014 23:33:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions