ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

MPF pede anulação de prova do Enem, após simulado com perguntas idênticas

Ângela Kempfer | 26/10/2011 12:37
Reprodução de imagem de suposto simulado, divulgada via internet.
Reprodução de imagem de suposto simulado, divulgada via internet.

O Ministério Público Federal do Ceará quer a anulação do Enem em todo o País. A alegação é que 13 questões da prova aplicada no último fim de semana são idênticas as de um simulado feito por uma escola de Fortaleza, o que levanta suspeita de fraude.

O MPF enviou uma recomendação ao Ministério da Educação, depois de ser acionado por estudantes que fizeram a prova.

As questões contestadas são do caderno amarelo, de números 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74, 87, 113, 141, 154, 173 e 180.

O órgão avalia que já está configurado o vazamento das provas e ainda pede a investigação da Polícia Federal para apurar os responsáveis, mas entende que a situação exige uma atitude do MEC, pois o problema não é pontual.

Já na noite de terça-feira, dois dias após o Enem, já circulam nas redes sociais Facebook e Twitter fotos do simulado que teria sido aplicado pelo Colégio Christos, de Fortaleza, na véspera do exame nacional.

A escola é uma das mais tradicionais na cidade, com dez unidades e no ranking do Enem de 2010 conseguiu o 5º melhor do Ceará.

Em nota, o colégio informou apenas que “uma Instituição de Ensino que tenha profundo conhecimento da TRI – Teoria da Resposta ao Item – e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para estilo ENEM, poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do ENEM e em outros vestibulares. O Colégio Christus, há vários anos, tem registrado altos índices de acertos em questões de vestibulares, o que é de conhecimento de todos”.

O MEC ainda não se pronunciou sobre o assunto. (Informações do Jornal O Povo, de Fortaleza)

Nos siga no Google Notícias