ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MS apresenta projeto sobre resíduos sólidos em Fórum Internacional

Nyelder Rodrigues | 09/06/2017 23:55

Será apresentado entre segunda-feira (12) e quarta-feira (14) em Curitiba (PR), durante o 8° Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, o projeto sul-mato-grossense criado pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) Programa de Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos.

O responsável pela apresentação do trabalho será o engenheiro ambiental do Tribunal, Fernando Silva Bernardes. O trabalho foi selecionado por meio de uma chamada pública para participação no evento.

O Firs (Fórum Internacional de Resíduos Sólidos) é o evento técnico e científico mais importante do Brasil sobre o tema, apresentando uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos.

A oitava edição do Firs dará continuidade às discussões sobre o tema iniciadas nas edições anteriores, para difundir e aprofundar conhecimentos sobre resíduos sólidos e para atender a uma demanda das políticas públicas, dos geradores de resíduos, da indústria, da cadeia de gerenciamento de resíduos e dos centros de pesquisa.

O Programa de Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos foi idealizado e desenvolvido com o propósito de verificar a atual situação da gestão operacional dos serviços relacionados aos resíduos sólidos e quantificar valores cobrados para tais serviços, criando uma base de referência de custos.

O levantamento feito pelo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul revelou que no Estado os resíduos sólidos totalizam 1,7 tonelada a cada dia e, tão grande quanto esse volume, é a maneira preocupante como as cidades descartam o lixo, já que 80% lançam tudo a céu aberto provocando risco à saúde pública e impacto ao meio ambiente.

Nos siga no Google Notícias