ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MS é um dos 6 estados onde dengue dobrou neste ano

Redação | 01/08/2010 08:40

A Secretaria de Saúde faz um balanço nessa segunda-feira sobre os números da dengue em Campo Grande com uma preocupação extra: ao contrário do que se verificou em anos anteriores, quando o mosquito transmissor era motivo de alerta no verão, este ano os pesquisadores perceberam que o Aedes Aegypti tem resistido ao inverno e a estiagem.

Essa condição é um agravante nas estatísticas que colocam Mato Grosso do Sul na lista dos 6 estados onde a quantidade de vítimas da doença dobrou no primeiro semestre de 2010.

A maior incidência no Brasil se concentra, além de MS, em São Paulo, Alagoas, Mato Pernambuco, Minas Gerais e Goiás.

São Paulo não divulga os casos notificados, apenas os confirmados. Mesmo assim, é recordista em crescimento porque houve um aumento de 2.277% nos casos de dengue confirmados entre janeiro e junho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o Ministério da Saúde, em Mato Grosso do Sul foram registrados 78.634 casos e 43 mortes até a última semana de julho. Só em Campo Grande foram 22 mortos, onde foram 39.360 notificações segundo o Ministério, número um pouco maior que o oficialmente divulgado pela Sesau que são 38.808 casos.

Em janeiro morreram três pessoas, em fevereiro 4, em março 9, em abril 3, em maio 1, em junho 1 e neste mês uma pessoa. O número de óbitos é bem maior que o do mesmo período do ano passado, quando foi registrada apenas uma morte.

Em segundo lugar aparece Dourados, com 7.166 notificações e depois Três Lagoas, com 2.154 casos, conforme os números do Ministério. (Com informações do Uol)

Nos siga no Google Notícias