ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MS é vice-líder no ranking nacional de divorciados

Aline dos Santos | 17/10/2012 09:31
Estado é um dos campeões em números de casais que se desfazem. (Foto: Arquivo)
Estado é um dos campeões em números de casais que se desfazem. (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul é o segundo Estado no Brasil com o maior percentual de pessoas divorciadas. A colocação é dividida com o Rio de Janeiro, que também tem percentual de 4,1%. À frente dos dois, está o Distrito Federal, com 4,2%.

O cenário do mercado matrimonial foi apresentado pelo Censo 2010, que na etapa divulgada hoje traz dados sobre nupcialidade, perfil das famílias e domicílios.

No Estado, 15,4% das pessoas já viveram em união conjugal. O resultado coloca Mato Grosso do Sul na quarta posição nacional, ficando atrás do Rio de Janeiro (17,5%), Pernambuco (15,8%) e Bahia (15,6%).

Em âmbito nacional, o perfil das uniões pouco mudou na questão racial. Em 2000, 70,9% das pessoas estavam unidas a parceiros do mesmo grupo de cor. Dez anos depois, o percentual foi de 69,3%.

No quesito educação, as mulheres procuram pessoas com mesmo nível de instrução. Em 2010, elas mostraram mais seletividade do que os homens: 51,2% das mulheres com superior completo estavam unidas a homens do mesmo grupo.

 

Novidade – O Censo 2010 abriu oportunidade de registrar relações homoafetivas. A união entre pessoas do mesmo sexo correspondeu a 0,1% do total das unidades domésticas do Brasil. Mais da metade está na região Sudeste. O Centro-Oeste, onde se insere Mato Grosso do Sul, tem 8,4%.

O perfil nacional mostra o predomínio da união entre mulheres: 53,8%. Em relação ao nível educacional, 25,8% declararam possuir superior completo. Em termos religiosos, há predomínio de católicos, seguidos por pessoas sem religião.

Nos siga no Google Notícias