ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MS pode atingir 170 mil inscrições no Enem 2015 que começam na próxima 2ª feira

Lúcio Borges | 18/05/2015 21:00

A inscrição para o Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) começa na próxima segunda-feira (25), a partir das 9 horas, em horário de Mato Grosso do Sul, seguindo até o dia 05 de junho, com estudantes se inscrevendo para o exame, pela internet. O edital com as regras do Enem foi publicado na edição desta segunda-feira (18) do Diário Oficial da UniãoAs provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.

O MEC (Ministério da Educação) espera que mais de 9 milhões de estudantes se inscrevam no exame deste ano em todo país. Segundo o MEC, em 2014, Mato Grosso do Sul, teve cerca de 161 mil inscritos. O número foi recorde e superou em 6,66% os cerca de 150 mil inscritos no ano anterior. Se espera que este ano este número cresça novamente e atinja 170 mil estudantes sul-mato-grossense.

O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas no ensino superior público; o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional), que destina vagas gratuitas em cursos técnicos a estudantes. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

No Estado, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), a Uniderp/Anhanguera, a Unigran, a Facsul, UEMS (Universidade Estadual), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) permitem o ingresso através do sistema.

Regras 2015

A taxa de inscrição teve reajuste e será de R$ 63. Desde 2004, o valor pago era R$ 35. Ficam isentos da taxa os estudantes que encerraram o ensino médio na rede pública e os que apresentarem declaração de carência socioeconômica. Quem não for isento deverá pagar a taxa até o dia 10 de junho.

Para esta edição do Enem, o MEC anunciou que será rigoroso com os estudantes isentos que não comparecerem para fazer o exame. Quem não apresentar uma justificativa para a ausência terá de pagar pela inscrição no exame seguinte. O ministério vai definir ainda quais serão as justificativas aceitas.

O edital do Enem detalha como deve ser feita a solicitação de atendimento especializado às pessoas com deficiências e de atendimento específico como o destinado a lactantes, sabatistas, idosos e pessoas em classe hospitalar.

Neste ano, serão mantidos os critérios de correção da redação. As provas com inserções inadequadas serão zeradas.

Os travestis e transexuais poderão usar o nome social durante a prova. A solicitação de uso do nome social deverá ser feita pela internet, após a inscrição. Antes, era preciso fazer a solicitação por telefone. Os participantes que desejarem esse atendimento deverão enviar cópia do documento comprobatório, pelo sistema de inscrição, entre 15 e 26 de junho.

A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios. O cartão ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será de responsabilidade do estudante fazer a verificação. O edital do Enem informa que não será possível usar o mesmo e-mail para mais de uma inscrição.

Nos siga no Google Notícias