A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

27/08/2013 17:11

MS se inspira em SP e pode ter Virada Cultural Pantaneira

Bruno Chaves
Marquinhos apresentou proposta na sessão desta terça-feira (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)Marquinhos apresentou proposta na sessão desta terça-feira (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

Inspirados na Virada Cultural de São Paulo (SP), promovida desde 2005 e copiada por outras 15 capitais brasileiras, Campo Grande e Mato Grosso do Sul também podem ter uma maratona de 24 horas de música com a "Virada Cultural Pantaneira".

Nesta terça-feira (27), o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou projeto na Assembleia Legislativa para instituir o evento em Mato Grosso do Sul, que é definido pela maratona de atrações musicais e artísticas nas principais regiões do Estado.

De acordo com o projeto, o evento seria realizado em outubro para não coincidir com o Festival de Inverno (em Bonito) e da América do Sul (em Corumbá) e pelos menos 50% das atrações deverão ser obrigatoriamente compostas por artistas regionais.

“O evento irá proporcionar aos sul-mato-grossenses acesso a inúmeras atrações culturais e reforçará o compromisso da promoção dos artistas regionais”, destacou o deputado.

Para ressaltar a constitucionalidade do projeto, Marquinhos frisou que “é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência”.

Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, o artigo 125 da Constituição Federal também foi citado para argumentar a validade do projeto. A Constituição obriga “o Estado a garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações”.

O projeto foi apresentado em parceria com a bancada do PSDB e para virar lei precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ganhar o apoio da maioria dos 24 deputados estaduais.

Governo altera datas de teste físico de concurso da Polícia Civil
Foram alteradas as datas para realização da avaliação de aptidão física dos candidatos que continuam a participar do conurso público para escrivão e ...
Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...


Ótima ideia!
A Virada Cultural em SP proporciona diversão e cultura e ACESSÍVEL à todos.
Creio que aqui e no Estado o projeto será muito bem vindo.
Afinal, as POUCAS atrações culturais não são acessíveis a maioria da população.

Quem sabe a Virada Pantaneira seja o "cartão de visita" para muitos artistas regionais divulgarem suas músicas e peças teatrais.
 
Marcelo Mattos em 29/08/2013 11:22:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions